Vol. 1 No. 01 (2025): REVISTA DE SAÚDE MULTIDISCIPLINAR - Edição Especial Metodologias Ativas em Sala de Aula

					View Vol. 1 No. 01 (2025): REVISTA DE SAÚDE MULTIDISCIPLINAR - Edição Especial Metodologias Ativas em Sala de Aula

A presente edição especial da Revista de Saúde Multidisciplinar reúne relatos de experiências exitosas desenvolvidas por docentes da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), utilizando metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. As contribuições aqui apresentadas evidenciam a relevância da atualização e da constante adaptação das práticas pedagógicas, de modo a contemplar estratégias inovadoras que favoreçam o engajamento dos acadêmicos, promovendo autonomia, pensamento crítico e a consolidação do papel do estudante como protagonista na construção do próprio conhecimento.

Published: 2025-09-22

Artigo Original

  • INTEGRAÇÃO DE TIC NAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE INTEGRATION OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IN ACTIVE METHODOLOGIES FOR HEALTH EDUCATION

    Melissa Carvalho Martins de Abreu, Flávia Berçot Camlofski, Leila, Emílio Ernesto Garbim Júnior, Elisa, Camila Lopes de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.887
  • Preferências e Percepções dos Alunos de Fisioterapia sobre Metodologias Ativas no Ensino Superior

    SILENIO REIS, Antonio Cavalcante, Luciana Silveira, Vanessa Chiaparini, Jean Alex
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.893

Relato de Caso

  • QUIZ E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Úrsula Aparecida Escalero Silva
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.889
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DO RECURSO DIGITAL GRADEPEN PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DE AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

    CARLA OLIVEIRA PEREIRA SANTANA, DÉBORAH DIAS OLIVEIRA, FÁTIMA ARAÚJO CARRIJO, GABRIELA RODRIGUES SOUSA, MAYARA PEREIRA ALVES, MILENA FIGUEIREDO DE SOUSA
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.995

Revisão

  • Portugues

    Euripedes Barsanulfo Borges dos Reis
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.890
  • DEVELOPMENT AND APPLICATION OF TEACHING PLANS IN HEIS: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES

    Vanessa Chiaparini Martin Coelho Pires, luciana Aparecida Guerra Silveira, Henry Marlon Coelho Pires, Antônio Carlos de Araujo Farias, Lucas Azevedo de Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.899
  • EDUCATIONAL AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE ACADEMIC CONTEXT: AN ANALYSIS OF THE IMPACTS ON THE TEACHING-LEARNING PROCESS

    PAULO RICARDO TEIXEIRA SILVA
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.976
  • USE OF DIGITAL PLATFORMS FOR PROBLEM-BASED LEARNING IN MEDICAL EDUCATION

    Leana Ferreira Crispim, Carla Adriana de Souza Oliveira Franco, Francisco Joao Mendes, Carla Adriana de Souza Oliveira Franco, Josmar Camlofski, Rafael Barra Caiado Fleury, Severino Correia do Prado Neto
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.900
  • VIVENDO DESAFIOS E MUDANÇAS ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

    Sarah Mossolini Lewe, Rulio Glecias Marçal da Silva, Cristina Honório da Silva, Camila Cristina Daluia Calegari, Antonio Carlos de Araujo Farias
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.989
  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS HUMANÍSTICAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CEDRO

    Ricardo Ferreira Nunes, Alberto Gabriel Borges Felipe, Daniel Dias Santos Feres, Danielle Pereira Silva, Lunara da Silva Freitas, Winícius Arildo Ferreira Araújo
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.894
  • ACTIVE TEACHING AND LEARNING METHODS IN PHARMACY UNDERGRADUATE

    Vinicius Carlos Costa Silva, Camila Vicente de Miranda , Eliane Silveira Lemes Mota , Ricardo Benites Bertasso , Leandro Franscisco Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.910