VIVENDO DESAFIOS E MUDANÇAS ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.989Palavras-chave:
Educação, Processo de ensino de aprendizagem, Metodologias ativas.Resumo
A metodologia ativa é uma abordagem pedagógica desafiadora uma vez que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, transformando-o de receptor passivo em protagonista ativo da sua própria educação. Por meio de atividades como resolução de problemas reais, debates, projetos e jogos, os alunos desenvolvem autonomia, pensamento crítico, criatividade e colaboração, enquanto o professor atua como um mediador e facilitador do conhecimento. Objetivo: Identificar o processo de uso das metodologias ativas e suas nuances no contexto do ensino superior na área de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir de estudos encontrados nas bases da BVS e Lilacs, utilizando estudos publicados entre os anos de 2018 e 2024 que atenderam aos critérios adotados de seleção. Resultados e discussões: Foram selecionados dez estudos e organizados em quadro sinóptico. Os estudos identificaram que as metodologias ativas são importantes e necessárias nos cursos das áreas de saúde. Que os docentes estão utilizando em suas práticas mesmo com muitas dificuldades, que perpassam sua formação profissional e como educador, o investimento das instituições onde lecionam e no planejamento do uso dessas metodologias. Conclusão: Evidenciou-se que a eficácia das metodologias ativas de ensino está intrinsecamente relacionada a um tripé que envolve a formação docente, o suporte institucional e o engajamento discente. Portanto, conclui-se que as metodologias ativas representam um caminho promissor para a transformação do ensino superior, desde que acompanhadas de políticas de formação continuada, infraestrutura adequada e compromisso institucional com
a inovação pedagógica.
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