https://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/issue/feedREVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR2025-09-22T18:41:54+00:00Revista Saúde Multidisciplinarrevistasaude@fampfaculdade.com.brOpen Journal Systems<p>A temática da Revista Saúde Multidisciplinar (2318-3780) é constituída por diferentes matrizes as quais se refletem nas distintas abordagens de compreensão e intervenção na área da saúde humana, com objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento.</p> <p>QUALIS CAPES B3</p> <p>Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto do BOAI.</p> <p> </p> <p> </p>https://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/894DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS HUMANÍSTICAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CEDRO2025-06-19T17:43:34+00:00Ricardo Ferreira Nunesricardonunes@fampfaculdade.com.brAlberto Gabriel Borges Felipealbertofelipe@fampfaculdade.com.brDaniel Dias Santos Feresdanielferes@fampfaculdade.com.brDanielle Pereira Silvadaniellepereira@fampfaculdade.com.brLunara da Silva Freitaslunarafreitas@fampfaculdade.com.brWinícius Arildo Ferreira Araújowiniciusferreira@fampfaculdade.com.br<p><strong>Objetivo:</strong> apresentar um relato de vivência de estudantes de medicina ao visitar regularmente uma comunidade quilombola do Cedro, em Mineiros, Goiás. <strong>Métodos:</strong> O estudo de natureza qualitativa e observacional foi realizado no contexto da disciplina Sociologia, Cultura e Ética, ministrada no 1º período do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich. A atividade consistiu em visitas regulares à comunidade, como parte do processo de curricularização da extensão acadêmica, proporcionando aos estudantes uma experiência prática com a comunidade. <strong>Resultados: </strong>Essa abordagem não apenas enriqueceu o conhecimento dos estudantes sobre o contexto socioeconômico e cultural da comunidade, mas também destacou a importância de uma formação humanística que vai além dos aspectos técnicos da medicina. A experiência evidenciou a importância de um processo de ensino ativo e participativo, que não só integra a teoria com a prática, mas também estimula a empatia e a compreensão intercultural. O contato direto com a realidade da comunidade permitiu aos alunos desenvolver uma consciência crítica sobre as disparidades sociais e de saúde, promovendo um aprendizado mais profundo e significativo. Ao fomentar a interação entre os futuros médicos e a comunidade, a atividade de visitação visa criar um ambiente de aprendizagem que valorize a construção de redes solidárias e o desenvolvimento de práticas médicas alinhadas com o exercício da cidadania e a transformação social. <strong>Conclusão: </strong>Embora não tenha havido coleta de dados, a experiência com a comunidade quilombola do Cedro contribuiu significativamente para a formação de profissionais mais sensíveis e comprometidos com a promoção da equidade na saúde.</p>2025-09-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINARhttps://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/905RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DO RECURSO DIGITAL GRADEPEN PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DE AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR2025-06-19T17:48:57+00:00Gabriela Rodrigues Sousagabrielasousa@fampfaculdade.com.br<p><strong>RESUMO:</strong><span style="font-weight: 400;"> O século XXI tem sido marcado por transformações tecnológicas que impactam diversos setores, incluindo a educação. Este trabalho investiga a implementação do Gradepen, uma ferramenta digital de avaliação, no ensino superior, destacando sua influência nas práticas pedagógicas e na experiência de aprendizagem dos alunos. Realizado por dois professores em uma faculdade particular brasileira, o estudo descreve o uso do Gradepen na criação e gerenciamento de questionários de múltipla escolha. Os resultados indicaram uma redução significativa no tempo de correção das avaliações, que passou de 240 minutos em métodos manuais para apenas 30 minutos com o uso do Gradepen. Essa otimização não apenas aumentou a eficiência dos docentes, mas também garantiu um feedback mais detalhado e rápido para os alunos, contribuindo para um aprendizado mais eficaz. De acordo com os acadêmicos, 85% relataram satisfação com a agilidade e a transparência do processo avaliativo.Além disso, a ferramenta permitiu uma avaliação mais justa e objetiva, eliminando inconsistências comuns nas correções manuais. O estudo reafirma que o uso de tecnologias da informação no ensino superior promove interatividade e engajamento, aspectos cruciais para a formação dos estudantes. Por fim, ressalta a importância de capacitar os docentes para o uso eficaz dessas tecnologias, sugerindo que a formação contínua é essencial para maximizar os benefícios das ferramentas digitais no ambiente educacional.</span></p> <p> </p>2025-09-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR