MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

Autores

  • Vinicius Carlos Costa Silva FAMP
  • Camila Vicente de Miranda
  • Eliane Silveira Lemes Mota FAMP
  • Ricardo Benites Bertasso FAMP
  • Leandro Franscisco Ribeiro FAMP

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.910

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Engajamento, Educação Farmacêutica.

Resumo

A geração Alfa, nascida a partir de 2010, apresenta características distintas, sendo altamente influenciada pela tecnologia e pelo fácil acesso a informações digitais. Isso demanda uma adaptação das metodologias de ensino, uma vez que os métodos tradicionais têm mostrado eficácia limitada em engajar os estudantes. No contexto do curso de Farmácia, a necessidade por práticas pedagógicas inovadoras é crescente, e as metodologias ativas surgem como alternativas eficazes para criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e participativo. Este artigo explora a aplicação de metodologias ativas no ensino do curso de Farmácia, enfatizando três abordagens principais: sala de aula invertida, rotação por estações e gamificação. Essas metodologias promovem a autonomia do aluno, estimulando sua participação ativa e o desenvolvimento de habilidades críticas. A sala de aula invertida permite que os alunos se preparem antes das aulas, facilitando discussões mais produtivas em sala. A rotação por estações organiza atividades diversificadas que favorecem a colaboração e a exploração de tecnologias digitais. Já a gamificação integra elementos lúdicos no processo de aprendizagem, aumentando a motivação e o engajamento dos alunos. A implementação dessas metodologias contribui não apenas para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos na área da saúde, mas também melhora a qualidade da educação, adequando-a às demandas da nova geração de estudantes. A crescente utilização dessas abordagens reflete uma busca por alternativas que tornem o ensino-aprendizagem mais eficaz e alinhado às necessidades contemporâneas.

Biografia do Autor

Vinicius Carlos Costa Silva, FAMP

Farmacêutico, Especialista em Hematologia Clínica Laboratorial e Banco de Sague (AC&T-SP). Mestre em Ciências Aplicadas à Saúde (Universidade Federal de Goiás). Docente da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-GO, Brasil.

Camila Vicente de Miranda

Farmacêutico, Especialista em Análise Clínica ( UNIVAR). Mestre em Química (Universidade Federal de Jataí).
Docente da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-GO, Brasil.

Eliane Silveira Lemes Mota , FAMP

Bióloga, Especialista em Biologia Geral (Universidade Federal de Lavras- MG),  Docente da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-GO, Brasil.

Ricardo Benites Bertasso , FAMP

Químico Bacharel e Licenciado, Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira, Especialista em Ensino de Química, Especialista em Gestão Ambiental e Sanitária, Mestre em Química (Universidade Federal de Jataí). Docente na Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-GO, Brasil.

Leandro Franscisco Ribeiro , FAMP

Farmacêutico, Especialista em Bacteriologia Clínica pela instituição PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Docente da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-GO, Brasil.

Referências

REFERÊNCIAS

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Costa Silva, V. C., Vicente de Miranda , C. ., Silveira Lemes Mota , E. ., Benites Bertasso , R. ., & Franscisco Ribeiro , L. . (2025). MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 1(01). https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.910

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