DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO NAS IES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.899Palavras-chave:
Plano de ensino, processo aprendizagem, estratégia pedagógica.Resumo
A importância do plano de ensino no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), ressaltando seu papel como um guia detalhado para o processo educativo em uma disciplina. O plano de ensino organiza conteúdos, métodos de ensino, atividades e formas de avaliação, garantindo a eficiência no alcance dos objetivos de aprendizagem. Além de promover a transparência e coerência das práticas pedagógicas, ele alinha as expectativas institucionais com as necessidades dos alunos, criando um ambiente de aprendizagem organizado e previsível. A construção do plano de ensino segue etapas que envolvem a definição de objetivos de aprendizagem claros, a escolha de estratégias pedagógicas adequadas e a integração de tecnologias educacionais. As estratégias pedagógicas incluem aulas expositivas, discussões em grupo e estudos de caso, que contribuem para uma aprendizagem ativa e diversificada. A avaliação, dentro das metodologias contemporâneas, adota uma abordagem formativa e contínua, em contraste com o modelo tradicional de avaliações pontuais. Essa abordagem permite ajustes no processo de ensino em tempo real, fornecendo feedback constante e reforçando a avaliação como uma ferramenta de aprendizagem.
Referências
Lima, R. O. A importância do plano de ensino na organização do processo educativo. *Revista de Educação Contemporânea*, 2020.
Andrade, M. C., Silva, J. P. Estratégias pedagógicas e o papel do plano de ensino na educação superior. *Cadernos de Pedagogia*, 2019.
Mendes, F. A., Oliveira, R. L., Souza, C. C. Gestão acadêmica e o uso do plano de ensino como ferramenta de supervisão. *Revista Brasileira de Educação Superior*, 2021.
Souza, D. M., Costa, E. M. Transparência e clareza no processo educativo: o papel do plano de ensino. *Educação em Foco*, 2018.
Trevisan, K. I.Antunes, F. R. I.,& Gonzàlez, F. J. (2017).Fatores que interferem no planejamento escolar: dificuldades de uma docente da rede básica de ensino. Trabalho vinculado ao projeto Transformação da Educação Física Escolar. Limites e Potencialidades de experiências col aborativas de Formação Continuada Grupo Pai dotribas da Unijuí. Salão do Conhecimento, 2017.
Pereira, M. A., & Souza, D. C. (2020). Avaliação formativa no ensino superior: Reflexões epráticas. Cadernos de Pedagogia Universitária, 11(3), 23-35.
- Pereira, M. A., & Souza, D. C. (2020). Avaliação formativa no ensino superior: Reflexões e práticas. Cadernos de Pedagogia Universitária, 11(3), 23-35.
- Silva, T. F., & Barbosa, R. M. (2021). Educação híbrida e o uso de tecnologias digitais no ensino superior. Revista de Educação e Tecnologia, 18(2), 45-58.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.




