DO TRADICIONAL AO ATIVO: O IMPACTO DAS NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Euvani Oliveira Sobrinho Docente do curso de Enfermagem, faculdade Morgana Potrich – FAMP, Mineiros-Go, Brasil.
  • Valeria Silva Peixoto FAMP
  • Samantha Ferreira da Costa Moreira Docente do curso de Enfermagem, faculdade Morgana Potrich – FAMP, Mineiros-Go, Brasil.
  • Larisse Ramos de Oliveira Docente do curso de Enfermagem, faculdade Morgana Potrich – FAMP, Mineiros-Go, Brasil.
  • Eliane Cristina Rosa Docente do curso de Enfermagem, faculdade Morgana Potrich – FAMP, Mineiros-Go, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.904

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Avaliação Clínica; OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado)

Resumo

O artigo aborda o impacto das metodologias ativas no ensino de enfermagem, com foco no Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), uma ferramenta amplamente utilizada para avaliar competências clínicas de formação padronizada. Implementado em uma faculdade de enfermagem no Sudeste Goiano a partir de 2022, o OSCE promove uma avaliação prática e objetiva, envolvendo os discentes em simulações clínicas realistas que integram teoria e prática. O estudo destaca o papel da OSCE na preparação dos estudantes para o ambiente clínico, melhorando suas habilidades de comunicação, diagnóstico e intervenção. Apesar de seus benefícios, o relato aponta desafios, como a necessidade de maior interação com pacientes simulados e aprimoramento na capacitação dos avaliados, além de minimizar o estresse dos estudantes durante o processo avaliativo. Em geral, o OSCE mostra-se eficaz no desenvolvimento de competências essenciais para a prática profissional, embora aspectos como o realismo das simulações e o feedback aos discentes devam ser aprimorados para garantir a efetividade da metodologia.

 

Referências

Marques HR, Campos AC, Andrade DM, Zambalde AL. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2021Sep;26(3):718–41. Available from: https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000300005

DIESEL, A.; SANTOS BALDEZ, A. L.; NEUMANN MARTINS, S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268–288, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 26 set. 2024.

FONTANA RT, WACHEKOWSKI G, BARBOSA SSN. As Metodologias Usadas No Ensino De Enfermagem: Com A Palavra, Os Estudantes. Educ rev [Internet]. 2020;36:e220371. Available from: https://doi.org/10.1590/0102-4698220371

NEVES RS, BARROS AF, ESPER MMA, BEZERRA TJN. Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) por estudantes e docentes de graduação em enfermagem. Com. Ciências Saúde. 2016; 27(4):309-316. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/ccs_artigos/avaliacao_exame_estruturado.pdf

Gonçalves, Patricia Carla Zanelatto. Passo A Passo Na Elaboração De Osce (Objective Structured Clinical Examination) Para Comunicação De Más Notícias. Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. 2022.

Sobral FR, Campos CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev esc enferm USP [Internet]. 2012Feb;46(1):208–18. Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100028

Gupta P, Dewan P, Singh T. Objective Structured Clinical Examination (OSCE) Revisited. Indian Pediatr. 2010; 47(11):911–20.

Dahlin M, Soderberg S, Holm U, Nilsson I, Farnebo LO. Comparação de habilidades de comunicação entre estudantes de medicina admitidos após entrevistas ou por mérito acadêmico. BMC Med Educ. 2012; 12:46.

Centro de Ensino Superior Morgana Potrick. Método de avaliação OSCE do curso de Enfermagem. Mineiros: FAMP; 2022. 11 p.

Kain S, et al. Melhorar as competências clínicas através do OSCE: um estudo sobre a confiança e competência dos estudantes de enfermagem. Enfermeira Educ Hoje. 2021;99:104756.

Rojas F, et al. O impacto do OSCE na preparação dos estudantes de enfermagem para a prática clínica: um estudo de caso. Enfermeiras BMC. 2020;19:12.

Gormley G, et al. Feedback na educação baseada em simulação: uma revisão sistemática. Simul Saúde. 2019;14(1):24-31.

LiawSY, et al. O papel do OSCE na educação em enfermagem: uma revisão narrativa. J Nurs Educ Pract. 2018;8(4):45-51.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-03

Como Citar

Sobrinho, E. O. ., Silva Peixoto, V., Moreira, S. F. da C. ., Oliveira, L. R. de ., & Rosa, E. C. . (2025). DO TRADICIONAL AO ATIVO: O IMPACTO DAS NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE ENFERMAGEM. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 1(01). https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.904