A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DOCENTES E DESAFIOS NA ADAPTAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS
Não se aplica
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.892Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Ensino Superior, Métodos Ativos de EnsinoResumo
Este estudo investiga as percepções dos professores sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior, com base em suas experiências durante a semana de planejamento de 2024.1. A pesquisa, de caráter transversal e baseada em relato de experiência, envolveu cinco docentes da Faculdade Morgana Potrich, que avaliaram a implementação das TIC e os métodos ativos de ensino-aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Os resultados revelaram uma satisfação elevada com as atividades da semana de planejamento, com 80% dos professores relatando melhorias no uso das TIC após o evento. No entanto, desafios como a resistência dos alunos às novas tecnologias e a sobrecarga de trabalho dos docentes foram destacados. A maioria dos professores apontou que o uso das TIC exige mais tempo no planejamento e execução das aulas, o que pode levar ao esgotamento mental. O estudo conclui que, embora as TIC possam melhorar as práticas pedagógicas, é necessária uma maior preparação dos alunos e suporte institucional adequado para garantir a eficácia dessa integração.
Referências
BONIZÁRIO, A. P. S. et al. O impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação: uma análise sistemática. Revistaft, Rio de Janeiro, v. 125, ago. 2023. Disponível em: https://revistaft.com.br/o-impacto-das-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao-tic-na-educacao-uma-analise-sistematica/. Acesso em: 22 set. 2024.
FONSECA, K. P. A integração das tecnologias da informação e comunicação - TIC na prática pedagógica para um ensino significativo. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 56–75, 2023.
GARBIN, F. G. de B.; CARVAJAL, C. A. R.; GUILHERME, A. TICs no contexto do ensino superior: desafios e oportunidades em tempo de quarentena. Interfaces Científicas - Educação, v. 12, n. 2, p. 38–52, 2024. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9564. Acesso em: 23 set. 2024.
LUCHETTA, M. P.; LEHFELD, N. A. S.; SILVA, S. S.; CARITÁ, E. C. Percepção docente em relação ao uso da tecnologia da informação e comunicação na formação de profissionais da área da saúde. Revista Caderno Cedagógico - Studies Publicações e Editora Ltda., Curitiba, v. 21, n. 3, p. 01-26, 2024.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: COLEÇÃO Mídias Contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. v. II. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES, J. de P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 3, p. 563–576, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320170030002. Acesso em: 22 set. 2024.
SILVA, J. B.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. e20180309, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0309. Acesso em: 23 set. 2024.
SOUZA, A. F. A. TIC e os processos de aprendizagem: uma aproximação indissociável. Periódico Multidisciplinar da Facility Express Soluções Acadêmicas, v. 3, n. 14, p. 25-33, 2024.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.




