v. 1 n. 01 (2025): REVISTA DE SAÚDE MULTIDISCIPLINAR - Edição Especial Metodologias Ativas em Sala de Aula

					Visualizar v. 1 n. 01 (2025): REVISTA DE SAÚDE MULTIDISCIPLINAR - Edição Especial Metodologias Ativas em Sala de Aula

A presente edição especial da Revista de Saúde Multidisciplinar reúne relatos de experiências exitosas desenvolvidas por docentes da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), utilizando metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. As contribuições aqui apresentadas evidenciam a relevância da atualização e da constante adaptação das práticas pedagógicas, de modo a contemplar estratégias inovadoras que favoreçam o engajamento dos acadêmicos, promovendo autonomia, pensamento crítico e a consolidação do papel do estudante como protagonista na construção do próprio conhecimento.

Publicado: 2025-09-22

Artigo Original

  • INTEGRAÇÃO DE TIC NAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE INTEGRATION OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IN ACTIVE METHODOLOGIES FOR HEALTH EDUCATION

    Melissa Carvalho Martins de Abreu, Flávia, Leila, Emílio, Elisa, Camila
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.887
  • Preferências e Percepções dos Alunos de Fisioterapia sobre Metodologias Ativas no Ensino Superior

    SILENIO REIS, Antonio Felipe Lopes Cavalcante, Luciana Aparecida Guerra Silveira, Vanessa Chiaparini Martin Coelho Pires, Jean Alex Matos Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.893

Relato de Caso

  • QUIZ E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

    Úrsula Aparecida Escalero Silva
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.889
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DO RECURSO DIGITAL GRADEPEN PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DE AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

    Gabriela Rodrigues Sousa
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.905

Revisão

  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS HUMANÍSTICAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CEDRO

    Ricardo Ferreira Nunes, Alberto Gabriel Borges Felipe, Daniel Dias Santos Feres, Danielle Pereira Silva, Lunara da Silva Freitas, Winícius Arildo Ferreira Araújo
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.894
  • USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DOCÊNCIA DE MEDICINA

    Euripedes Barsanulfo Borges dos Reis
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.890
  • DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO NAS IES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

    Vanessa Chiaparini Martin Coelho Pires, luciana Aparecida Guerra Silveira, Henry Marlon Coelho Pires, Antônio Carlos de Araujo Farias, Lucas Azevedo de Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.899
  • MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

    Vinicius Carlos Costa Silva, Camila Vicente de Miranda , Eliane Silveira Lemes Mota , Ricardo Benites Bertasso , Leandro Franscisco Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.910
  • USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA

    Leana Ferreira Crispim, Carla Adriana de Souza Oliveira Franco, Francisco Joao Mendes, Carla Adriana de Souza Oliveira Franco, Josmar Camlofski, Rafael Barra Caiado Fleury, Severino Correia do Prado Neto
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.900
  • TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    PAULO RICARDO TEIXEIRA SILVA
    DOI: https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.976