RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DO RECURSO DIGITAL GRADEPEN PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DE AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.905Palabras clave:
: Tecnologia da Informação e Comunicação; Ensino Superior; Desempenho Acadêmico;Resumen
RESUMO: O século XXI tem sido marcado por transformações tecnológicas que impactam diversos setores, incluindo a educação. Este trabalho investiga a implementação do Gradepen, uma ferramenta digital de avaliação, no ensino superior, destacando sua influência nas práticas pedagógicas e na experiência de aprendizagem dos alunos. Realizado por dois professores em uma faculdade particular brasileira, o estudo descreve o uso do Gradepen na criação e gerenciamento de questionários de múltipla escolha. Os resultados indicaram uma redução significativa no tempo de correção das avaliações, que passou de 240 minutos em métodos manuais para apenas 30 minutos com o uso do Gradepen. Essa otimização não apenas aumentou a eficiência dos docentes, mas também garantiu um feedback mais detalhado e rápido para os alunos, contribuindo para um aprendizado mais eficaz. De acordo com os acadêmicos, 85% relataram satisfação com a agilidade e a transparência do processo avaliativo.Além disso, a ferramenta permitiu uma avaliação mais justa e objetiva, eliminando inconsistências comuns nas correções manuais. O estudo reafirma que o uso de tecnologias da informação no ensino superior promove interatividade e engajamento, aspectos cruciais para a formação dos estudantes. Por fim, ressalta a importância de capacitar os docentes para o uso eficaz dessas tecnologias, sugerindo que a formação contínua é essencial para maximizar os benefícios das ferramentas digitais no ambiente educacional.
Citas
Albirini, A. Teachers attitudes toward information and communication technologies: the case of Syrian EFL teachers. Computers & Education, 2004 Oct 47 (4), 373-398. doi: 10.1016/j.compedu.2004.10.013
John, S P. The integration of information technology in higher education: a study of faculty’s attitude towards IT adoption in the teaching process. Contaduría y Administración, 2015 May 60 (S1), 230-252, doi: 10.1016/j.cya.2015.08.004.
Ukpe, E. Information and Communication technologies (ICTs) for e-learning in tertiary education. Open Journal of Social Sciences, 2023 Dec 11 (12), doi: 10.4236/jss.2023.1112044.
Okobia, A O. The self-Assessment on proficiency of using information and communication technology (ICT) among social studies and education economics undergraduates in Delta state. Creative education, 2023 Mar 14 (3), doi: 10.4236/ce.2023.143030.
Brown, A., Smith, J. The impact of digital feedback tools on student learning outcomes. Journal of Educational Technology, 15(3), 45-60, New York, 2023.
Eckerson, L., Lee, J., Turner, S. The impact of automated gradingtools on educator efficiency: A case study on the use of Gradepen in Secondary education. Journal of Educational Technology, 15 (3), 112-128.
Liang, T., Johnson, M. Engagement through Feedback: Enhancing Student Performance with Immediate Corrections. International Journal of Learning and Teaching, 12(2), 88-102, London, 2021.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.