USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Leana Ferreira Crispim FAMP
  • Carla Adriana de Souza Oliveira Franco FAMP
  • Francisco Joao Mendes FAMP
  • Carla Adriana de Souza Oliveira Franco FAMP
  • Josmar Camlofski FAMP
  • Rafael Barra Caiado Fleury FAMP
  • Severino Correia do Prado Neto FAMP

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.900

Palavras-chave:

Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), Educação em Saúde, Plataforma de educação, Processo Ensino-Aprendizagem, Aprendizagem em Equipe

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre o uso de plataformas digitais para o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) na educação médica. Métodos: Pesquisou-se artigos publicados entre 2000 e 2024, abordando PBL e as plataformas digitais mais utilizadas na educação em saúde. As bases de dados com melhores resultados foram SciELO, Research Gate e o National Institute of Health (NIH) e a busca ativa trouxe bons resultado, mas em menor número. Artigos que não discriminaram sua metodologia foram excuídos. Resultados: O PBL tem sido utilizado como metodologia educacional em cursos da área da saúde, aplicado em currículos de faculdades de medicina e enfermagem por mais de cinco décadas. Seu principal objetivo é desenvolver competências, como comunicação, colaboração, pensamento crítico, tomada de decisões e habilidades para aprendizagem autodirigida. Neste, os alunos trabalham com problemas reais, estruturados pontualmente, proporcionando um contexto prático para aprimorar conhecimentos e habilidades. Os professores, assim, atuam como facilitadores ou tutores. Conclusão: A integração do PBL com plataformas digitais, como Moodle, Google Classroom e Microsoft Teams, tem potencializado o alcance e a eficiência desse método, em um ambiente de aprendizado interativo, facilitando a troca de informações, o compartilhamento de materiais e o acompanhamento do progresso dos alunos. E, embora apresente desafios, como a necessidade de maior capacitação docente e mais recursos, pesquisas indicam resultados positivos em termos de retenção de conhecimento e satisfação dos alunos, especialmente quando combinado com tecnologia digital.

 

Palavras-chave: Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), Educação em Saúde, Plataforma de educação, Processo Ensino-Aprendizagem, Aprendizagem em Equipe.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-03

Como Citar

Ferreira Crispim, L., Adriana de Souza Oliveira Franco, C., Joao Mendes, F., Adriana de Souza Oliveira Franco, C. ., Camlofski, J. ., Barra Caiado Fleury, R. ., & Correia do Prado Neto, S. . (2025). USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 1(01). https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.900