Preferências e Percepções dos Alunos de Fisioterapia sobre Metodologias Ativas no Ensino Superior

Autores

  • SILENIO REIS FAMP
  • Antonio Felipe Lopes Cavalcante ORCID-0000-0003-0009-9197
  • Luciana Aparecida Guerra Silveira
  • Vanessa Chiaparini Martin Coelho Pires
  • Jean Alex Matos Ribeiro ORCID-0000-0001-5355-147x

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.893

Palavras-chave:

Ensino superior; Metodologias Ativas; Ensino-aprendizagem

Resumo

Introdução: É sabido que, o processo de ensino-aprendizagem é algo complexo e exigem que os indivíduos desenvolvam ao longo desse processo, um pensar reflexivo e analítico das suas ações práticas. A utilização das metodologias ativas se apresenta como estratégia para um novo modelo de ensino-aprendizagem que tem o aluno como o protagonista e o professor como facilitador dentro desse processo. Objetivo: Portanto, o presente artigo apresenta a percepção dos alunos do curso de fisioterapia no ensino superior e suas preferências em se tratando das metodologias ativas. Métodos: Este estudo utilizou um questionário estruturado para coletar dados sobre as preferências e percepções dos alunos do curso de Fisioterapia em relação às metodologias ativas de ensino aplicadas pelos professores. O instrumento de coleta de dados foi elaborado no formato de formulário eletrônico no Google Forms, e foi disponibilizado aos alunos nos grupos de WhatsApp do curso de Fisioterapia. Conclusão: Em síntese, foi possível verificar através desse estudo que 100% dos alunos do curso de fisioterapia, que responderam ao questionário, afirmaram que o uso das metodologias ativas contribui dentro do processo de ensino-aprendizagem. E as principais metodologias ativas preferidas pelos alunos foram, discussão em grupo, estudo de caso e gamificação. Todavia, faz necessário a criação de novas estratégias, que tenha como objetivo, implementar novas metodologias ativas no ensino superior, que possa permitir uma maior adesão dos alunos, além de uma auto reflexão crítica e analítica desse aluno, quanto a importância da sua participação ativa dentro desse processo.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-09-25

Como Citar

REIS, S., Cavalcante, A., Silveira, L. ., Chiaparini, V., & Alex, J. . (2025). Preferências e Percepções dos Alunos de Fisioterapia sobre Metodologias Ativas no Ensino Superior. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 1(01). https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.893