QUIZ E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Úrsula Aparecida Escalero Silva FAMP

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.889

Palavras-chave:

Odontologia, Educação, Aprendizagem, Feedback

Resumo

INTRODUÇÃO: Este trabalho explora a aplicação de quizzes como uma ferramenta inovadora no ensino da Odontologia, alinhando-se às metodologias ativas de aprendizagem. À medida que a educação evolui, os alunos contemporâneos buscam não apenas adquirir conhecimento, mas também aplicá-lo de maneira prática em suas vidas. Nesse cenário, a utilização de quizzes eletrônicos se destaca como uma estratégia que promove maior engajamento e participação dos estudantes, permitindo que testem seus conhecimentos em tempo real. OBJETIVO: O presente trabalho irá relatar a experiência da aplicação do quiz à alunos de graduação de Odontologia, a fim de descrever aspectos sobre sua aplicabilidade. MÉTODOS: A experiência realizada com alunos de graduação em Odontologia envolveu a implementação de quizzes em uma aula teórica, abordando temas relevantes como preparos cavitários e técnicas adesivas. RESULTADOS: A metodologia empregada facilitou a interação, com o uso de dispositivos móveis e feedback imediato, essencial para a retenção do conteúdo. Além disso, os quizzes foram projetados para fomentar a colaboração entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem ativo e dinâmico. Os resultados mostraram que a aplicação de quizzes não apenas enriqueceu a experiência educacional, mas também melhorou a compreensão dos alunos sobre os tópicos abordados. O feedback imediato proporcionou aos estudantes uma visão clara de suas lacunas de conhecimento, permitindo que ajustassem suas estratégias de aprendizado. CONCLUSÃO: Em suma, o uso de quiz na Odontologia revelou-se uma abordagem eficaz e ao mesmo tempo que promove uma cultura de aprendizado colaborativo e reflexivo.

Referências

Bergmann J, Sams A. Vire sua sala de aula: alcance todos os alunos em todas as classes, todos os dias. 2012.

Barbosa FE, Moura DG. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, 2013. 39(2):48-67.

Silveira M, Bazzo W. Tecnologia e desenvolvimento social: uma reflexão estratégica. Revista de Ciências Sociais, 2009.

Ferreira DG. Quiz sobre o reino monera: abordagem das TIC's numa sequência didática para o ensino de Biologia. 2021. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/40819. Acesso em:02 out. 2023.

Pereira J, Costa M, Oliveira R. A utilização de quizzes como ferramenta pedagógica na educação básica. (2019).

Silva T, Cardoso F. Metodologias ativas e tecnológicas: o uso de quizzes na sala de aula. (2020).

Mathias C. O uso da tecnologia no ensino fundamental: desafios e perspectivas. Revista Educação e Tecnologia, 2008.

Freeman S, et al. Aprendizagem ativa aumenta o desempenho dos alunos em ciências, engenharia e matemática. Proceedings of the National Academy of Sciences, (2014), 111.

Morales MPE, De Luna CA. A eficácia dos questionários online na melhoria da aprendizagem: Um estudo de caso. Educação e Tecnologias da Informação, 2020.

Moreno R, Mayer R. Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. International Journal of Learning Technology, (2019).

Andrade LGSB et al. Geração Z as metodologias ativas de aprendizagem: desafios na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2020. 1(18):e8575-e8575.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-09-25

Como Citar

Escalero Silva, Úrsula A. (2025). QUIZ E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA . EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 1(01). https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.889