TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • PAULO RICARDO TEIXEIRA SILVA FAMP - MINEIROS

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.976

Palabras clave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação médica, Inteligência Artificial

Resumen

Introdução: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm transformado o ensino superior, especialmente na Medicina, ao facilitar o aprendizado teórico e prático por meio de ferramentas como simuladores de realidade virtual e inteligência artificial (IA). Essas tecnologias permitem uma experiência de ensino mais dinâmica e personalizada, mas também apresentam desafios, como o tecnoestresse e a dependência excessiva de dispositivos digitais. Objetivo: Analisar os impactos das TICs no processo de ensino-aprendizagem no curso de Medicina, destacando os benefícios e desafios de seu uso no contexto acadêmico. Metodologia: Este estudo consiste em uma revisão de literatura, utilizando a base de dados PubMed, com foco em estudos recentes que abordam a aplicação de TICs no ensino médico, como metodologias ativas e plataformas digitais. Foram incluídos artigos publicados no último ano que tratassem diretamente do uso de tecnologias no ensino de Medicina. Resultados e Discussão: Dos 289 artigos encontrados, 27 foram analisados. A combinação de IA, simulação e ensino a distância estão remodelando o ensino médico, oferecendo novas oportunidades de aprendizado. No entanto, é necessário monitorar questões éticas, como privacidade e tecnoestresse, para garantir o uso eficaz dessas ferramentas. Conclusão: As TICs oferecem oportunidades significativas para melhorar o ensino médico, mas seu uso deve ser equilibrado com métodos tradicionais para garantir a formação completa dos estudantes, tanto em habilidades técnicas quanto humanísticas.

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Publicado

2025-09-26

Cómo citar

TEIXEIRA SILVA, P. R. (2025). TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 1(01). https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.976