DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS HUMANÍSTICAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CEDRO
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.894Palabras clave:
Quilombolas; Extensão Comunitária; Humanismo; Educação médicaResumen
Objetivo: apresentar um relato de vivência de estudantes de medicina ao visitar regularmente uma comunidade quilombola do Cedro, em Mineiros, Goiás. Métodos: O estudo de natureza qualitativa e observacional foi realizado no contexto da disciplina Sociologia, Cultura e Ética, ministrada no 1º período do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich. A atividade consistiu em visitas regulares à comunidade, como parte do processo de curricularização da extensão acadêmica, proporcionando aos estudantes uma experiência prática com a comunidade. Resultados: Essa abordagem não apenas enriqueceu o conhecimento dos estudantes sobre o contexto socioeconômico e cultural da comunidade, mas também destacou a importância de uma formação humanística que vai além dos aspectos técnicos da medicina. A experiência evidenciou a importância de um processo de ensino ativo e participativo, que não só integra a teoria com a prática, mas também estimula a empatia e a compreensão intercultural. O contato direto com a realidade da comunidade permitiu aos alunos desenvolver uma consciência crítica sobre as disparidades sociais e de saúde, promovendo um aprendizado mais profundo e significativo. Ao fomentar a interação entre os futuros médicos e a comunidade, a atividade de visitação visa criar um ambiente de aprendizagem que valorize a construção de redes solidárias e o desenvolvimento de práticas médicas alinhadas com o exercício da cidadania e a transformação social. Conclusão: Embora não tenha havido coleta de dados, a experiência com a comunidade quilombola do Cedro contribuiu significativamente para a formação de profissionais mais sensíveis e comprometidos com a promoção da equidade na saúde.
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