TRIAGEM DIAGNÓSTICA DE VASOS PRÉVIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.397Palabras clave:
Vasa prévia. Diagnóstico Precoce. Ultrassonografia Pré-Natal. Mortalidade Perinatal. Ultrassonografia Doppler em Cores.Resumen
A vasa prévia é uma complicação obstétrica rara com incidência estimada de 6 a 11 casos por 10.000 gestações. É uma das causas mais importantes de hemorragia de terceiro trimestre e está associada a uma taxa de mortalidade perinatal de mais de 56% quando não diagnosticada no pré-natal. O objetivo dessa revisão é analisar os resultados dos estudos que reforçam a importância do diagnóstico precoce e comparam a relevância do rastreio universal com o rastreio apenas quando existentes fatores de risco. Foram selecionados 6 artigos na plataforma de pesquisa PUBMED, levando em consideração os critérios de inclusão e exclusão. Houve um consenso quanto a eficácia do diagnóstico precoce através da ultrassonografia transvaginal associada ao doppler colorido e apenas um autor foi discordante ao rastreio não universal para Vasa Prévia.
Palavras-chave: Vasa prévia. Diagnóstico Precoce. Ultrassonografia Pré-Natal. Mortalidade Perinatal. Ultrassonografia Doppler em Cores.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.