RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DO RECURSO DIGITAL GRADEPEN PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DE AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

Authors

  • CARLA OLIVEIRA PEREIRA SANTANA
  • DÉBORAH DIAS OLIVEIRA
  • FÁTIMA ARAÚJO CARRIJO
  • GABRIELA RODRIGUES SOUSA
  • MAYARA PEREIRA ALVES
  • MILENA FIGUEIREDO DE SOUSA

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.995

Keywords:

Tecnologia da Informação e Comunicação; Ensino Superior; Desempenho Acadêmico.

Abstract

O século XXI tem sido marcado por transformações tecnológicas que impactam diversos setores, incluindo a educação. Este trabalho investiga a implementação do Gradepen, uma ferramenta digital de avaliação, no ensino superior, destacando sua influência nas práticas pedagógicas e na experiência de aprendizagem dos alunos. Realizado por dois professores em uma faculdade particular brasileira, o estudo descreve o uso do Gradepen na criação e gerenciamento de questionários de múltipla escolha. Os resultados indicaram uma redução significativa no tempo de correção das avaliações, que passou de 240 minutos em métodos manuais para somente 30 minutos com o uso do Gradepen. Essa otimização não somente aumentou a eficiência dos docentes, mas também garantiu um feedback mais detalhado e rápido para os alunos, contribuindo para um aprendizado mais eficaz. Conforme os acadêmicos, 85% relataram satisfação com a agilidade e a transparência do processo avaliativo. Além disso, a ferramenta permitiu uma avaliação mais justa e objetiva, eliminando inconsistências comuns nas correções manuais. O estudo reafirma que o uso de tecnologias da informação no ensino superior promove interatividade e engajamento, aspectos cruciais para a formação dos estudantes. Por fim, ressalta a importância de capacitar os docentes para o uso eficaz dessas tecnologias, sugerindo que a formação contínua é essencial para maximizar os benefícios das ferramentas digitais no ambiente educacional.

References

Albirini, A. Teachers attitudes toward information and communication technologies: the case of Syrian EFL teachers. Computers & Education, 2004 Oct 47 (4), 373-398. doi: 10.1016/j.compedu.2004.10.013

John, S P. The integration of information technology in higher education: a study of faculty’s attitude towards IT adoption in the teaching process. Contaduría y Administración, 2015 May 60 (S1), 230-252, doi: 10.1016/j.cya.2015.08.004.

Ukpe, E. Information and Communication technologies (ICTs) for e-learning in tertiary education. Open Journal of Social Sciences, 2023 Dec 11 (12), doi: 10.4236/jss.2023.1112044.

Okobia, A O. The self-Assessment on proficiency of using information and communication technology (ICT) among social studies and education economics undergraduates in Delta state. Creative education, 2023 Mar 14 (3), doi: 10.4236/ce.2023.143030.

Brown, A., Smith, J. The impact of digital feedback tools on student learning outcomes. Journal of Educational Technology, 15(3), 45-60, New York, 2023.

Eckerson, L., Lee, J., Turner, S. The impact of automated gradingtools on educator efficiency: A case study on the use of Gradepen in Secondary education. Journal of Educational Technology, 15 (3), 112-128.

Liang, T., Johnson, M. Engagement through Feedback: Enhancing Student Performance with Immediate Corrections. International Journal of Learning and Teaching, 12(2), 88-102, London, 2021.

Published

2025-11-25

How to Cite

OLIVEIRA PEREIRA SANTANA, C., DIAS OLIVEIRA, D., ARAÚJO CARRIJO, F., RODRIGUES SOUSA, G., PEREIRA ALVES, M., & FIGUEIREDO DE SOUSA, M. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA: USO DO RECURSO DIGITAL GRADEPEN PARA APLICAÇÃO E CORREÇÃO DE AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 1(01). https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.995