Valorização e Impacto do Serviço de Farmácia Clínica: Percepção dos Profissionais de Saúde em um Hospital no Sul do Brasil.

Autores

  • Cicero Decio Soares Grangeiro Hospital Santa Cruz
  • Greice De Souza Leal Hospital Santa Cruz
  • Ana Paula Helfer Schneider
  • Rochele Mosmann Menezes

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v18i01.936

Palavras-chave:

Farmácia clínica; Percepção; Relações interprofissionais; Equipes multiprofissionais; Intervenções farmacêuticas.

Resumo

Este estudo analisou a percepção dos profissionais de saúde sobre o Serviço de Farmácia Clínica (SFC) em um hospital universitário. A pesquisa, de abordagem mista, que aconteceu entre março e junho de 2024, contou com a participação de 118 profissionais de diferentes áreas, revelando que 76% consideram o farmacêutico clínico "muito importante" para o cuidado colaborativo, embora 30% ainda apresentam dificuldade em distinguir as funções do SFC das da central de abastecimento farmacêutico. Além disso, 93% dos participantes relataram fácil acesso ao SFC, o que fortalece a integração no atendimento. Cerca de 76% solicitam intervenções farmacêuticas, sinalizando uma maior conscientização sobre o papel do farmacêutico em revisões de medicamentos e ajustes de dosagem, enquanto 24% não utilizam esses serviços, sugerindo lacunas na integração. Conclui-se que o SFC é crucial para a segurança do paciente, sendo necessário superar barreiras organizacionais e promover maior clareza nas atribuições para maximizar seus benefícios terapêuticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Soares Grangeiro, C. D., De Souza Leal, G., Helfer Schneider, A. P., & Mosmann Menezes, R. (2025). Valorização e Impacto do Serviço de Farmácia Clínica: Percepção dos Profissionais de Saúde em um Hospital no Sul do Brasil. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 18(01). https://doi.org/10.53740/rsm.v18i01.936