Valorização e Impacto do Serviço de Farmácia Clínica: Percepção dos Profissionais de Saúde em um Hospital no Sul do Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v18i01.936Palavras-chave:
Farmácia clínica; Percepção; Relações interprofissionais; Equipes multiprofissionais; Intervenções farmacêuticas.Resumo
Este estudo analisou a percepção dos profissionais de saúde sobre o Serviço de Farmácia Clínica (SFC) em um hospital universitário. A pesquisa, de abordagem mista, que aconteceu entre março e junho de 2024, contou com a participação de 118 profissionais de diferentes áreas, revelando que 76% consideram o farmacêutico clínico "muito importante" para o cuidado colaborativo, embora 30% ainda apresentam dificuldade em distinguir as funções do SFC das da central de abastecimento farmacêutico. Além disso, 93% dos participantes relataram fácil acesso ao SFC, o que fortalece a integração no atendimento. Cerca de 76% solicitam intervenções farmacêuticas, sinalizando uma maior conscientização sobre o papel do farmacêutico em revisões de medicamentos e ajustes de dosagem, enquanto 24% não utilizam esses serviços, sugerindo lacunas na integração. Conclui-se que o SFC é crucial para a segurança do paciente, sendo necessário superar barreiras organizacionais e promover maior clareza nas atribuições para maximizar seus benefícios terapêuticos.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.




