A A VIOLÊNCIA COMETIDA POR POLICIAIS MILITARES NAS ABORDAGENS DE ROTINA

Autores

  • Mariselaine de Fátima Furian Acadêmica do curso de Direito da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros, Goiás, Brasil
  • Ana Paula de Araújo Moura Famp Faculdade

Palavras-chave:

Formação. Inteligência. Segurança. Cidadão

Resumo

A precarização do trabalho afeta a todas as classes de servidores no país, prejudicando o atendimento em termos de qualidade e segurança ao consumidor. Um desses problemas é visto nas instituições de segurança pública que não conseguem passar para a sociedade uma sensação de tranquilidade e segurança. Visivelmente, os problemas que os policiais enfrentam é decorrente de país mergulhado em questões sociais que afetam a organização das instituições de segurança que não conseguem ofertar equipamentos nem critérios e estratégias de combate à criminalidade. Observa-se que a falta de mecanismos que possibilitem trabalhar com a inteligência no combate ao crime deixa exposto o agente ao contraventor. Além dessas questões, tem-se ainda a ausência de formação e de uma rotina de treinamentos físicos, que pode ocasionar vulnerabilidade ao agente policial diante das mudanças sofridas pela sociedade constantemente. Dessa forma, foi possível concluir que é necessário repensar a segurança pública no Brasil, oferecendo mais condições estruturais de trabalho e condições de preparação do agente, sendo necessário manter uma rotina de formação para que o agente perceba as mudanças na sociedade, trabalhando na prevenção à criminalidade, o que vai resultar em menores índices de embates e mortes de agentes e de policiais.  

Referências

AKAHOSHI, Leandro Mota Santos. M. S.; MACHADO, Danylo Fernando. (2019). Excludente de ilicitude com ênfase na legítima defesa no âmbito policial.

BOBBIO Noberto. (1992). A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus.

ARAÚJO, Íris Dayana (1088). Formação policial militar no contexto democrático.

BRITO, Tiago Jesus. (2016). O controle da violência policial na democracia brasileira: uma análise do processamento da letalidade policial na justiça militar. p. 335–365.

FAVACHO, Felipe Barbosa. (2011). Aptidão física relacionada à saúde de policiais militares. p. 1–21.

FBSP. (2015). Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2015.

FERREIRA, F. DE L. et al. (2011) ALCOOLISMO NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO AMAZONAS. v. 3500.

LEITE, Thelanny Pantaleão. (2015). Fatores associados ao consumo de álcool em policiais militares na cidade de são luís - MA.

OLIVEIRA, Paloma. Lago; BARDAGI, Marúcia Patta. (2010) Estresse e comprometimento com a carreira em policiais militares. n. 51, p. 153–166.

PAES MACHADO, Eduardo Machado; NORONHA, Ceci Vilar. (2002). A polícia dos pobres: violência policial em classes populares urbanas. Sociologias, v. 7, p. 188–221.

PEREIRA, Elio. Gomes. (2011) A história da educação na polícia militar de goiás sob a óptica da fotografia. p. 1–9.

PEREIRA, Benôni Cavalcanti; POLICARPO Júnior, J. A formação policial para além da técnica profissional: reflexões sobre uma formação humana. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v. 6, n.1, p. 74-88, fev/mar 2012. Disponível em: <http://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/110> Acesso em: 02 março. 2022.

RIBEIRO, Lucas. Cabral. (2011). A polícia e sua relação com a política. p. 1–15.

SILVA, Alan. Jones. A. et al. (2017). O Brasil da Polícia Militar do Brasil: Reflexões Sobre a Construção da (In)Segurança Pública no Século 21. p. 117–149.

SILVA, Antônio Marcos. (2007). A POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO: a precarização do trabalho policial. p. 1–9.

SOLAK, Edson. (2003). A violência do policial-militar no exercício da função operacional- mito ou fato?

SOUSA, Reginaldo. Canuto; MORAIS, Maria Socorro. (2011). A. DE. POLÍCIA E SOCIEDADE: uma análise da história da segurança pública brasileira. Jornal Internacional de Políticas Públicas, 2011.

SUDBRACK, Aline. Winter. (2008). A VIOLÊNCIA POLICIAL E O PODER JUDICIÁRIO: estudo sobre a ( i ) legitimidade da ação violenta da polícia e a impunidade.

TEIXEIRA, Francisco Wandier. (2014). Legítima defesa da atuação policial. p. 1–43.

ZILLI, Luís Felipe. (2018). Letalidade e Vitimização Policial: características gerais do fenômeno em três estados brasileiros. v. 1.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Furian, M. de F. ., & de Araújo Moura, A. P. (2023). A A VIOLÊNCIA COMETIDA POR POLICIAIS MILITARES NAS ABORDAGENS DE ROTINA. EVISTA ORTIORI, 3(1). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistaafortiori/article/view/504

Edição

Seção

Artigo Original