Informação para Autores

Instruções aos Autores

Poderão ser submetidos, para avaliação, artigos nas seguintes seções: Pesquisa Original; Revisões ou Relato de Experiência.

Independente da seção escolhida, o manuscrito deve ser enviado com os demais documentos anexados:

 

  • Declaração de Direitos Autorais e conflitos de interesse assinada por todos os autores.

Clique aqui para acessar o Modelo da Declaração de Direitos Autorais e conflitos de interesse

  • Cópia do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (se for o caso);

 

Os manuscritos serão aceitos nos seguintes idiomas: Português; Espanhol ou Inglês.

 

Seções:

  • Artigo Original/Pesquisa: Artigos inéditos, resultante de observações experimentais, análise documental, entrevistas, entre outros; representando novos resultados ou contribuições para o progresso na área de ciências sociais. Deve conter Título em Português, Título em Inglês, Resumo (português), Abstract (inglês), Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências.

 

  • Artigo de Revisão: Artigos de Revisão contendo avaliações críticas e sistematizadas de acordo com a literatura de um assunto específico. Na Revisão deverá conter quais foram as fontes pesquisadas e os critérios utilizados, como palavras-chave, quantidade de artigos/documentos e período de publicação, por exemplo. Poderá conter subtítulos, mas não destacar em  

 

  • Relato de Experiência: Artigos de Relato de Experiência são altamente informativos, incomum e que tenha pouca descrição na literatura. Deve conter Introdução, Relato, Discussão e Referências.

 

Normas para todas as seções:

O manuscrito não pode ter sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo em Anais de Eventos Científicos) e as opiniões, conceitos, veracidade das informações e das citações são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Os arquivos enviados para submissão deverá estar no formato doc.x (Microsoft Word), papel branco, formato A4 (21 x 29,7 cm), não ultrapassando 25 laudas e 3Mb.

Não deve conter informações e/ou nome do(s) autor(es) no manuscrito.

 

Título

Deve ser conciso e possuir palavras relevantes para recuperação em bases de dados. No idioma original do trabalho e em inglês (caso o manuscrito seja em inglês, informar o título em português). 

Em Português: Fonte: Times New Roman em negrito; Tamanho: 12; Alinhamento: justificado; Espaçamento entre linhas: 1,5 cm; CAIXA ALTA

 Em Inglês: Fonte: Times New Roman e em itálico; Tamanho: 12; Alinhamento: justificado;  Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

 

Resumo

Deverá conter até 2.000 (dois mil) caracteres, sem considerar os espaços. É necessário resumo em dois idiomas, Português e Inglês (Abstract). Fonte: Times New Roman;

Tamanho: 12; Alinhamento: justificado; Espaçamento entre linhas: simples;

 

Palavras-chave

Deve ser indicado de 3 a 5 termos livres.

 

Conteúdo do Manuscrito

 Fonte: Times New Roman;  Alinhamento: justificado; Tamanho da Fonte: 12; Espaçamento entre linhas: 1,5 cm; Margem: Superior e Esquerda 3,0 cm; Inferior e Direita: 2,0 cm

Para citação com mais de 3 linhas, inicie um novo parágrafo com um recuo de 4cm da margem esquerda e use fonte do tamanho 10, não use aspas e o espaçamento entre linhas, neste tipo de citação, é de 1,0.

Obs.: nenhuma página deverá ser numerada.

 

Referências

Exemplos:

  • Livro: sobrenome do autor (em maiúsculas) / COMMA / nome (s) do autor (em maiúsculas e minúsculas) / PERÍODO / ano de publicação (entre parênteses) / COMMA / título do livro (em itálico) / PERÍODO / nome completo do tradutor / PERÍODO / número da edição, se não for o primeiro / COMMA / local da publicação / COMMA / nome da editora / PERIOD.

 

Exemplo: DUARTE, Fábio. (2010), Políticas Públicas. Tradução de João Medeiros Araújo, 6a edição, São Paulo, Editorial.

  • Artigo: sobrenome do autor / COMMA / nome(s) do autor (em maiúsculas e minúsculas) / PERIOD / ano de publicação (entre parênteses) / COMMA / título do artigo (entre aspas) / PERIOD / nome do o periódico (em itálico) / COMMA / volume do periódico / COMMA / n° da edição / COLON / número de páginas / PERIOD/.

Exemplo: SILVA, Maria. (2012), "Construção do estado e autoritarismo". Dados, 14, 1:

164-12.

  • Artigo eletrônico: sobrenome do autor / COMMA / nome (s) do autor (em maiúsculas e minúsculas) / PERIOD / ano de publicação (entre parênteses) / COMMA / título do artigo (entre aspas) / PERIOD / nome do periódico (em itálico) / COMMA / volume do periódico / COMMA / número da edição / COLON / número de páginas / PERÍODO / endereço do site em que o artigo está disponível / nome da revista e ISSN / PERÍODO / data em que foi consultado) / PERIOD /.

Exemplo: GODOY, Letícia Marques; SOUZA, Luiz e PEREIRA, Daniel, Gilberto.

(2007), “As ciências sociais e suas perspectivas”. Revista Internacional de Ciências, 45 (27). Disponível em www.scielo.br/scielo.ph?sih=sfgi_ar3110201502, consultado em 13/02/2018.

Exemplo: OLIVER, D. (2014), “Direito Civil internacional”. Disponível em http://www.hutfc.bt/cokedfj/oliver/publications.htm, consultado em 15/09/2011.

Exemplo: RENAN, Márcio. (2018), “Direito Ambiental: futuro”. Estudos Ambientais, 14 (2): 439-578. Disponível em www.scielo.br/pdf/men/v14n2/a03v14n2.pdf, publicado em 24/03/2018.

  • Escritos coletados: Sobrenome do autor (em maiúsculas) / COMMA / nome(s) do autor (em maiúsculas e minúsculas) / PERÍODO / ano de publicação (entre parênteses) / COMMA / título do capítulo (entre aspas) / COMMA / in (em itálico) / iniciais do(s) nome(s) seguido(s) do(s) nome(s) do(s) editor(es) / COMMA / menção, entre parênteses, dessa qualificação / COMMA / título da coleção (em itálico) / COMMA / nome da editora / PERIOD /.

Exemplo : MOURA, Martin Fernando. (2017), “O Estado Laico”, em DR Ribeiro & LA Pereira (org.), As origens da crise , Florianópolis, Vértice.

  • Teses e dissertações acadêmicas : Sobrenome do autor /COMMA/ nome(s) do autor (em maiúsculas e minúsculas) /PERÍODO/ ano de apresentação (entre parênteses) /COMMA/ título da tese ou dissertação (em itálico) /PERÍODO/ grau acadêmico ao qual está relacionado/PERÍODO/instituição à qual foi apresentado / PERÍODO / cidade em que a instituição está localizada / PERÍODO /.

Exemplo : CRUZ, Elena. (2016), O estruturalismo de Direito Penal . Tese de Doutorado. Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo.

  • Artigos assinados em jornais : sobrenome do autor / COMMA / nome (s) do autor (em maiúsculas e minúsculas) / PERÍODO / ano de publicação (entre parênteses / COMMA / título do artigo (entre aspas) / PERÍODO / nome do (a) o periódico (em itálico) / COMMA / data da publicação / PERÍODO / nome da parte ou seção (entre parênteses) / PERÍODO /.

Exemplo : SOUZA, Luana. (2012), "Terceira Guerra Mundial: evitável". Folha de S.

Paulo , 25 nov. (caderno Cotidiano).

  • Textos não assinados de jornais : nome do texto ou artigo (entre aspas e com a primeira palavra em maiúsculas) / PERÍODO / ano de publicação (entre parênteses) / COMMA / nome do jornal (em itálico) / COMMA / dia e mês / PERÍODO / nome da parte ou seção (entre parênteses) / PERÍODO /.

Exemplo : “A PESQUISA em saúde nas ciências sociais e humanas: tendências contemporâneas”. (2005), Folha de S. Paulo , 22 anos atrás. (Caderno Cotidiano)

 

Citações no Texto

Tabelas

Devem ser apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. A cada uma deve-se atribuir um título breve. Não utilizar traços internos horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e não no cabeçalho ou no título. Se houver tabela extraída de trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que a publicou para sua reprodução. Para a composição de uma tabela legível, o número máximo é de 10 colunas, dependendo da quantidade do conteúdo de cada casela. Notas em tabelas devem ser indicadas por letras e em sobrescrito.

 

Quadros

Diferem das tabelas por conterem texto em vez de dados numéricos. Devem ser apresentados no final do texto, após as referências bibliográficas, numerados consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citados no texto. A cada um deve-se atribuir um título breve. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé dos quadros e não no cabeçalho ou no título. Se houver quadro extraído de trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que o publicou para sua reprodução.

 Figuras

As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem ser citadas como Figuras e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e apresentadas após as tabelas. Elas também devem conter título e legenda apresentados em sua parte inferior. Só serão admitidas para publicação figuras suficientemente claras e com qualidade digital, preferencialmente no formato vetorial. No formato JPEG, a resolução mínima deve ser de 300 dpi. Não se aceitam gráficos apresentados com as linhas de grade, e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3D). Se houver figura extraída de trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que a publicou para sua reprodução.

 

Processo de Avaliação

Os manuscritos recebidos de acordo com as normas de publicação, especificadas acima, serão enviados para pré-análise feita pelo Editorial Office que decidirá pela apreciação e avaliação do corpo editorial, caso não contemple o escopo da revista, as normas de formatação, não enviar todos os documentos solicitados ou que não contribua para o avanço do conhecimento científico. 

Uma vez aprovado na primeira análise, o artigo será enviado aos avaliadores científicos e específicos da temática abordada no manuscrito.

Com base nas avaliações dos consultores, será comunicado o Aceite, sugestões/correção ou recusa do artigo.

 

CONTATO

Coordenação Editorial – Avenida 3, Q07, Lts 15 a 19, Setor Mundinho – CEP 75832009 – Mineiros-GO.

Telefone: 64 3661-2655 – Opção 02 e Opção 08.

E-mail: revistaafortiori@fampfaculdade.com.br