INTEGRAÇÃO DE TIC NAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
INTEGRATION OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICT) IN ACTIVE METHODOLOGIES FOR HEALTH EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v1i01.887Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Metodologias Ativas, Educação em Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Equipes.Resumo
Objetivo: Revisar sistematicamente a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), na educação em saúde.
Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2015 e 2023, abordando o impacto das TIC na PBL e TBL em cursos de saúde. As bases de dados consultadas foram PubMed, Scopus e SciELO. Excluíram-se artigos narrativos. Resultados: O avanço das TICs tem transformado a educação em saúde, promovendo o uso de metodologias ativas e proporcionando uma experiência de ensino mais dinâmica, interativa e prática. As metodologias PBL e TBL, amplamente aplicadas em cursos de medicina e enfermagem, foram potencializadas pelo uso de plataformas digitais, simuladores e ferramentas de e-learning. O uso dessas tecnologias tornou-se ainda mais essencial após a digitalização forçada pela pandemia de COVID-19, que exigiu a transição para ambientes virtuais. A vasta literatura disponível mostra como essas tecnologias estão melhorando o aprendizado em ambientes de ensino superior. Conclusão: As TIC são essenciais para a modernização da educação em saúde, melhorando o aprendizado e a interação dos alunos. No entanto, o sucesso da integração depende de maior investimento em infraestrutura e formação docente.
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