TRIAGEM DIAGNÓSTICA DE VASOS PRÉVIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.397Palavras-chave:
Vasa prévia. Diagnóstico Precoce. Ultrassonografia Pré-Natal. Mortalidade Perinatal. Ultrassonografia Doppler em Cores.Resumo
A vasa prévia é uma complicação obstétrica rara com incidência estimada de 6 a 11 casos por 10.000 gestações. É uma das causas mais importantes de hemorragia de terceiro trimestre e está associada a uma taxa de mortalidade perinatal de mais de 56% quando não diagnosticada no pré-natal. O objetivo dessa revisão é analisar os resultados dos estudos que reforçam a importância do diagnóstico precoce e comparam a relevância do rastreio universal com o rastreio apenas quando existentes fatores de risco. Foram selecionados 6 artigos na plataforma de pesquisa PUBMED, levando em consideração os critérios de inclusão e exclusão. Houve um consenso quanto a eficácia do diagnóstico precoce através da ultrassonografia transvaginal associada ao doppler colorido e apenas um autor foi discordante ao rastreio não universal para Vasa Prévia.
Palavras-chave: Vasa prévia. Diagnóstico Precoce. Ultrassonografia Pré-Natal. Mortalidade Perinatal. Ultrassonografia Doppler em Cores.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.