TRIAGEM DIAGNÓSTICA DE VASOS PRÉVIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Nathália Souza SILVA Acadêmico do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Thalian Pimentel MICHELETI Acadêmico do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Elisa Lopes de Oliveira Médica Esp. em Medicina de Família e Comunidade, docente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Letícia Nogueira RESENDE Médica especialista em Ginecologia e obstetrícia, docente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros- GO, Brasil.
  • Aline Macedo La Ruina DOERING Médica especialista em Ginecologia e obstetrícia, docente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros- GO, Brasil.
  • Camila Lopes de OLIVEIRA Médica especialista em Ginecologia e obstetrícia, docente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros- GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.397

Palavras-chave:

Vasa prévia. Diagnóstico Precoce. Ultrassonografia Pré-Natal. Mortalidade Perinatal. Ultrassonografia Doppler em Cores.

Resumo

A vasa prévia é uma complicação obstétrica rara com incidência estimada de 6 a 11 casos por 10.000 gestações. É uma das causas mais importantes de hemorragia de terceiro trimestre e está associada a uma taxa de mortalidade perinatal de mais de 56% quando não diagnosticada no pré-natal. O objetivo dessa revisão é analisar os resultados dos estudos que reforçam a importância do diagnóstico precoce e comparam a relevância do rastreio universal com o rastreio apenas quando existentes fatores de risco. Foram selecionados 6 artigos na plataforma de pesquisa PUBMED, levando em consideração os critérios de inclusão e exclusão. Houve um consenso quanto a eficácia do diagnóstico precoce através da ultrassonografia transvaginal associada ao doppler colorido e apenas um autor foi discordante ao rastreio não universal para Vasa Prévia.

Palavras-chave: Vasa prévia. Diagnóstico Precoce. Ultrassonografia Pré-Natal. Mortalidade Perinatal. Ultrassonografia Doppler em Cores.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Souza SILVA, N. ., Pimentel MICHELETI, T. ., Lopes de Oliveira, E., Nogueira RESENDE, L. ., Macedo La Ruina DOERING, A. ., & Lopes de OLIVEIRA, C. (2022). TRIAGEM DIAGNÓSTICA DE VASOS PRÉVIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA . EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 12(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.397

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)