Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Instruções aos Autores

 

Poderão ser submetidos, para avaliação, artigos nas seguintes seções: Pesquisa; Revisões e  Relato de Caso Clínico/Experiência.

 

Independente da seção escolhida, o manuscrito deve ser enviado com os demais documentos anexados:

 

1- Declaração de Direitos Autorais e conflitos de interesse assinada por todos os autores.

 2- Cópia do Parecer do CEP (Relato de Caso ou Pesquisa);

 3- Ficha de Apresentação/Afiliação (conforme modelo).

 

Os manuscritos são aceitos nos seguintes idiomas: Português; Espanhol e Inglês.

 

Seções:

 

  • Artigo Original/Pesquisa: Artigos inéditos, resultante de observações experimentais, epidemiológicos, entre outros; representando novos resultados ou contribuições para o progresso na área da saúde humana. Deve conter Título em Português, Título em Inglês, Resumo, Abstract, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão/Considerações Finais e Referências.

 

  • Artigo de Revisão: Artigos de Revisão contendo avaliações críticas e sistematizadas de acordo com a literatura de um assunto específico. Na Revisão deverá conter quais foram as fontes pesquisadas e os critérios utilizados, como descritores, critérios de inclusão e exclusão e número de artigos, período de publicação, por exemplo. Poderá conter subtítulos, mas não destacar em  
  • Relato de Caso Clínico: Artigos de Relato de Caso Clínico são altamente informativos, incomum e que tenha pouca descrição na literatura, além de relatos que incluam formas inovadoras de diagnóstico e/ou tratamento. Deve conter Introdução, Relato, Discussão e Referências.

Normas para todas as seções:

O manuscrito não pode ter sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo) e as opiniões, conceitos, veracidade das informações e das citações são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Os arquivos enviados para submissão deverá estar no formato Microsoft Word, papel branco, formato A4 (21 x 29,7 cm), não ultrapassando 20 laudas e 3Mb.

 

Não deve conter informações e/ou nome do(s) autor(es) no manuscrito, apenas no documento de Apresentação / Filiação. A primeira página será o Título e o Resumo, depois Abstract, Introdução...

                                                 

 

Título

Deve ser conciso e possuir palavras relevantes para recuperação em bases de dados. No idioma original do trabalho e em inglês (caso o manuscrito seja em inglês, informar o título em português). 

 

Em Português:  Fonte: Times New Roman em negrito;       Tamanho: 12;

Alinhamento: justificado;      Espaçamento entre linhas: 1,5 cm     CAIXA ALTA

 

Em Inglês:   Fonte: Times New Roman e em itálico;         Tamanho: 12; Alinhamento: justificado;  Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

 

Resumo

Deverá conter até 2.000 (dois mil) caracteres, sem considerar os espaços. É necessário resumo em dois idiomas, Português e Inglês (Abstract). Fonte: Times New Roman;

Tamanho: 12; Alinhamento: justificado; Espaçamento entre linhas: simples;

 

Palavras-chave / Descritores

 

Deve ser indicado de 3 a 5, no máximo, extraídos do vocabulário “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS). Caso não seja encontrado os descritores adequados a temática do trabalho, poderá indicar os termos livres (keywords).

 

Conteúdo do Manuscrito

 

Fonte: Times New Roman;

Alinhamento: justificado;

Tamanho da Fonte: 12;

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm

Margem: Superior e Esquerda 3,0 cm;  Inferior e Direita: 2,0 cm

Para citação com mais de 3 linhas, inicie um novo parágrafo com um recuo de 4cm da margem esquerda e use fonte do tamanho 10, não use aspas e o espaçamento entre linhas, neste tipo de citação, é de 1,0.

Obs.: nenhuma página deverá ser numerada.

 

Referências

 

Do tipo “Vancouver” Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication, ordenadas por ordem de entrada e numeradas. Na referência, citar até os quatro primeiros autores e os trabalhos que possuir mais de 4, acrescentar a expressão “et al”. Não inserir link, salvo referências em meio eletrônico e acrescentar a expressão “Disponível em: link de acesso / Acessado em: dia, mês e ano. Inserir o número do DOI, caso o artigo possua essa identificação.

 

Exemplos:

Artigos de periódicos

  1. Calapre L., Warburton L., Milward M., Ziman M., Gray E. S. Circulating tumour DNA (ctDNA) as a liquid biopsy for melanoma. Journal Cancer Letters, 2017, Vol 404, Pag. 62.

 

Livros

  1. Wunsch Filho V, Koifman S. Tumores malignos relacionados com o trabalho. In: Mendes R, coordenador. Patologia do trabalho. 2. ed. São Paulo: Atheneu; 2003. v.2, p. 990-1040

 

Dissertações e Teses

  1. Autor(es), título, [Dissertação de Mestrado] ou [Tese de Doutorado]. Cidade: Universidade (ou Instituição); ano. Número de páginas total seguido da letra p(300p).

 

 

Meio Eletrônico

 

  1. Toledano H., Mircus G. O que é um Diretório dos Grupos de Pesquisa. Plataforma Lattes - CNPq, 2017. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/web/dgp/o-que-e/>. Acesso em: 05 jun. 2018.

 

Citações no Texto

Tabelas

Devem ser apresentadas no final do texto, após as referências bibliográficas, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. A cada uma deve-se atribuir um título breve. Não utilizar traços internos horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e não no cabeçalho ou no título. Se houver tabela extraída de trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que a publicou para sua reprodução. Para a composição de uma tabela legível, o número máximo é de 10 colunas, dependendo da quantidade do conteúdo de cada casela. Notas em tabelas devem ser indicadas por letras e em sobrescrito.

 

Quadros

Diferem das tabelas por conterem texto em vez de dados numéricos. Devem ser apresentados no final do texto, após as referências bibliográficas, numerados consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citados no texto. A cada um deve-se atribuir um título breve. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé dos quadros e não no cabeçalho ou no título. Se houver quadro extraído de trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que o publicou para sua reprodução.

 

Figuras

As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem ser citadas como Figuras e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto e apresentadas após as tabelas. Elas também devem conter título e legenda apresentados em sua parte inferior. Só serão admitidas para publicação figuras suficientemente claras e com qualidade digital, preferencialmente no formato vetorial.

No formato JPEG, a resolução mínima deve ser de 300 dpi. Não se aceitam gráficos apresentados com as linhas de grade, e os elementos (barras, círculos) não podem apresentar volume (3D). Se houver figura extraída de trabalho publicado previamente, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que a publicou para sua reprodução.

 

Processo de Avaliação

Os manuscritos recebidos de acordo com as normas de publicação, especificadas acima, serão enviados para pré-análise feita pelo Editor chefe que decidirá pela aprovação ou recusa do trabalho, caso não contemple o escopo da revista, as normas de formatação, não enviar todos os documentos solicitados ou que não contribua para o avanço do conhecimento científico. 

Uma vez aprovado na primeira análise, o artigo será enviado aos avaliadores científicos e específicos da temática abordada no manuscrito.

 

Com base nas avaliações dos consultores, será comunicado a aprovação, reformulação/correção ou recusa do artigo.

 

 

Artigo Original

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