TRANSMISSÃO DE ZIKA VÍRUS DURANTE A GESTAÇÃO EM RECÉM-NASCIDOS E MICROCEFALIA: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Ana Caroline Nogueira Moreira Souza Especialista na área de Medicina em Saúde da Família, Preceptoria e Clínica Médica, Preceptora do curso de Medicina pela Faculdade Morgana Potrich – FAMP. Goiânia-GO, Brasil.
  • Jessyca Zanella Ferreira de Oliveira Acadêmicos de Medicina, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, Mineiros-GO, Brasil.
  • Gabriel Spechoto Moreira Acadêmicos de Medicina, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, Mineiros-GO, Brasil.
  • Ana Luísa Perillo Acadêmicos de Medicina, Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES, Mineiros-GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.309

Palavras-chave:

Zika Vírus, Microcefalia, gravidez, recém-nascido

Resumo

O Brasil foi o primeiro país a identificar uma possível relação entre a infecção pelo vírus Zika na gestação e a ocorrência de microcefalia em recém-nascidos (RN). A partir do estabelecimento de uma força tarefa nacional, dentre os primeiros 35 casos de RN com microcefalia notificados em oito estados do país (Agosto e Outubro de 2015), todas as mães residiam ou visitaram áreas infectadas pelo vírus durante a gestação. Esta pesquisa teve por objetivo buscar evidências na literatura, acerca dos achados sobre a relação entre a infecção pelo vírus Zika durante a gestação e as consequências neonatais, por meio de uma revisão narrativa. Para a construção da presente revisão, foi determinado algumas etapas: definição e refinamento do tema de pesquisa; determinação dos critérios de inclusão e exclusão dos artigos pesquisados, discussão dos resultados obtidos e descrição da síntese do conhecimento obtido. As plataformas escolhidas foram: Scielo, PubMed e Web of Science, as palavras-chave utilizadas foram “child” e “Zika Vírus”. Como critério de inclusão foram obtidos artigos publicados no período de 2015 a 2020, nos idiomas português e/ou inglês. Foram excluídos artigos publicados fora dos padrões determinados acima. As anomalias no (Sistema Nervoso Central) SNC dos pacientes acometidos com ZV revelam características especificas para crianças, durante o seu desenvolvimento. Estas anomalias podem ser representadas como convulsões, disfagia, irritabilidade, hipertonia, hiperreflexia e reflexos arcaicos aumentados. Apesar de muitos estudos acerca do ZV e a associação da microcefalia, através a transmissão via transplacentária, não é possível confirmar com precisão o desencadeamento por ambos. Ainda não se sabe ao certo o mecanismo que leva ao surgimento da microcefalia por meio da infecção do Zika vírus. O que tudo indica é que a infecção e a inflamação geradas pelo micro-organismo causem danos na estrutura e replicação das células nervosas.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Souza, A. C. N. M. ., Oliveira, J. Z. F. de ., Moreira, G. S. ., & Perillo, A. L. . (2021). TRANSMISSÃO DE ZIKA VÍRUS DURANTE A GESTAÇÃO EM RECÉM-NASCIDOS E MICROCEFALIA: UMA REVISÃO NARRATIVA. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 10(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.309

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)