ÍNDICE E FATORES DE RISCOS PARA DIABETES MELLITUS EM UM GRUPO DE IDOSOS DE MINEIROS-GO

Autores

  • Allisson Costa Lessa Acadêmico do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-GO, Brasil.
  • Caio Kenzo Piveta Acadêmico de Medicina da Faculdade Morgana Potrich – FAMP, Mineiros, GO, Brasil.
  • Fernando dos Santos Ribeiro Acadêmico de Medicina da Faculdade Morgana Potrich – FAMP, Mineiros, GO, Brasil.
  • Ana Caroline Nogueira Moreira Souza Especialista na área de Medicina em Saúde da Família, Preceptoria e Clínica Médica, Preceptora do curso de Medicina pela Faculdade Morgana Potrich – FAMP. Goiânia-GO, Brasil.
  • Rosanea Meneses de Souza Bióloga, Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS. Coordenadora de Pesquisa na FAMP – Faculdade Morgana Potrich, Mineiros-GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.308

Palavras-chave:

Diabetes mellitus II, População idosa, Fatores de risco

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar o índice e os principais fatores de riscos, para o diabetes mellitus, que podem acometer em um grupo de idosos, em Mineiros-GO. Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo levantamento de dados. Os participantes da pesquisa foram idosos com idade mínima de 60 anos que aceitaram participar do estudo, no período de agosto e setembro de 2019. Foram entrevistados 56 idosos e os dados obtidos foram analisados no programa Microsoft Office Excel 2016. A maioria dos participantes foram mulheres com idade entre 66 a 70 anos, de etnia parda/mulata. Quanto a atividade física, 62% dos idosos praticam, pelo menos, duas vezes por semana. Em relação ao hábito alimentar, a maioria possui uma dieta regularmente saudável para alimentos naturais. Porém, ao analisar a alimentação baseada em alimentos gordurosos, embutidos e frituras, 59% dos idosos relataram consumir, pelo menos, duas vezes na semana. O consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas, foi considerado moderado/baixo. Um dado preocupante foi a frequência do consumo de alimentos ricos em carboidratos, 56% dos idosos consomem de duas a três vezes na semana. Consequentemente, 82% dos entrevistados estão acima do peso, de acordo com o cálculo do índice de massa corporal. Com os resultados deste trabalho, é possível concluir que o fator de risco genético se mostrou relevante e o Índice de Massa Corporal da maioria está acima do peso ou em obesidade I. É válido ressaltar, que a prevalência de diabetes mellitus, mesmo sendo menor em homens, não é condizente com o curso clínico desta, pois são neles a prevalência dos casos mais graves e com pior prognóstico da doença, visto que não possuem hábitos para o controle e manejo desta morbidade clínica.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Lessa, A. C. ., Piveta, C. K. ., Ribeiro, F. dos S. ., Souza, A. C. N. M. ., & Souza, R. M. de. (2021). ÍNDICE E FATORES DE RISCOS PARA DIABETES MELLITUS EM UM GRUPO DE IDOSOS DE MINEIROS-GO. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 10(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.308