PREVALÊNCIA DE MALFORMAÇÕES EM MINEIROS/GO, 2014-2018

Autores

  • Nathasia Christyelle Rolim de ARAUJO Discente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Pedro Pereira BARBOSA Discente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Mónica Lújan LÓPEZ PhD em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.

Palavras-chave:

Recém-nascidos. Epidemiologia. Defeito congênito. Saúde pública.

Resumo

As malformações congênitas compreendem qualquer distúrbio funcional e/ou estrutural no desenvolvimento do feto, que ocorrem ao longo da vida intrauterina, gerando grande impacto na saúde do indivíduo, na estruturação familiar e na sociedade. São responsáveis pela segunda causa de morte infantil no Brasil e ocupam o terceiro lugar na mortalidade de crianças menores de 5 anos. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência de conceptos com algum tipo de malformação congênita nascidos no Município de Mineiros-GO nos últimos 5 anos.  Os dados analisados foram obtidos através do acesso à plataforma do DATASUS, SINASC (Sistema de informações sobre nascidos vivos), com auxílio da Vigilância Sanitária de Mineiros-GO. A amostra foi composta por 75 (p=1,3%) recém-nascidos com malformações congênitas que nasceram no município nos últimos 5 anos. Essa prevalência foi mais alta em relação a cidades vizinhas (P<0,001), e ao Estado de Goiás (p=0,67%) no mesmo período de tempo. A anomalia mais prevalente em Mineiros foi relacionada à deformidade osteomuscular. A alta prevalência de malformações congênitas em Mineiros pode ter várias causas, como o efeito teratogênico de insumos agrícolas e a consanguinidade dentro do município. Houve limitações relacionadas à subnotificação dos dados, mostrando a necessidade de padronizar o protocolo de registros de anomalias congênitas a fim de prever os possíveis fatores de risco.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-04

Como Citar

ARAUJO, N. C. R. de ., BARBOSA, P. P. ., & LÓPEZ, M. L. . (2020). PREVALÊNCIA DE MALFORMAÇÕES EM MINEIROS/GO, 2014-2018. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 8(2). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/139