PREVALÊNCIA DE ÚLCERAS PÉPTICAS CORRELACIONADAS AO CONTÁGIO POR Helicobacter pylori EM PACIENTES DO SUS DO MUNICÍPIO DE MINEIROS – GO

Autores

  • CAROLINE CÚNICO DE OLIVEIRA
  • ISABELA ESTEFANI BAGGIO
  • LEILA RODRIGUES DANZIGER
  • THADEU ARAÚJO GONÇALVES VIANA

Palavras-chave:

H. pylori e úlcera péptica, Estômago e H. pylori, Anatomia gástrica, Fisiologia e úlceras duodenais

Resumo

A úlcera péptica é uma patogenia de alta incidência e muito estudada pela comunidade científica médica e de interesse social, posto que as suas consequências trazem prejuízos aos sistemas assistenciais pelo fato de acometer boa parte da população economicamente ativa. Atinge mais homens do que mulheres e, também, a população com menor poder aquisitivo. Está intimamente ligada ao saneamento básico, visto que a infecção pelo Helicobacter pylori, micro-organismo bacteriano gram-negativo transmitido principalmente pela via fecal-oral, é a principal causa de úlceras pépticas. Essa pesquisa buscou identificar a quantidade de pessoas acometidas pelas úlceras pépticas infectadas pela H.pylori entre as que possuem o risco de apresentar essa condição em um determinado período de tempo e localidade. Foram analisados 519 laudos e resultados de Endoscopias Digestivas Altas realizadas no Hospital Escola Samaritano no período de um ano, fevereiro de 2018 à fevereiro de 2019 de pacientes dos 10 aos 93 anos. Os exames que apresentaram testes de urease com resultados negativos foram mais prevalentes que os resultados positivos, sendo 310 e 209 exames respectivamente. O total de exames normais foi mais prevalente no sexo feminino e a porcentagem de ureases negativas foi maior do que as positivas para esse grupo. No sexo masculino ocorreu o contrário. A porcentagem de ureases positivas foi maior.    Quanto às úlceras, foram identificadas 44 e, destas, 33 apresentavam H. pylory, ou seja, 77%.  Entretanto, esse não foi o diagnóstico mais prevalente. A pangastrite enantematosa leve representou a maioria das patologias encontradas. Logo, dentro do município de Mineiros - GO, a sua prevalência de úlceras pépticas associadas à infecção por úlcera pépticas apresentou resultados condizentes com a teoria.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-06 — Atualizado em 2021-02-25

Versões

Como Citar

OLIVEIRA, C. C. D. ., BAGGIO, I. E. ., DANZIGER , L. R. ., & VIANA, T. A. G. . (2021). PREVALÊNCIA DE ÚLCERAS PÉPTICAS CORRELACIONADAS AO CONTÁGIO POR Helicobacter pylori EM PACIENTES DO SUS DO MUNICÍPIO DE MINEIROS – GO. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 6(2). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/98 (Original work published 6º de outubro de 2020)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)