PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS FARMACÊUTICOS ACERCA DA APLICAÇÃO DA “LEI DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS” EM DROGARIAS NA CIDADE DE MINEIROS – GO, NO ANO DE 2015.

Autores

  • LUCAS PAULO FRANCO NETO
  • MAILA SUIANE OLIVEIRA SILVA RODRIGUES
  • RICARDO FERREIRA NUNES

Palavras-chave:

Medicamentos genéricos, Questionário, Atenção Farmacêutica

Resumo

A criação dos medicamentos genéricos teve como objetivo diminuir o custo dos medicamentos que expiraram ou renunciaram da proteção patentária (medicamentos de referência). Essa política pública de criação dos medicamentos genéricos visou permitir, aos usuários que não possuem recursos financeiros suficientes, um tratamento adequado à saúde e, ao mesmo tempo, tornar maior o acesso direto da população à medicamentos de qualidade. Como foi proposto na legislação, sua eficiência deve ser equivalente ao medicamento de referência ou inovador, “concedendo” resultados de ensaios clínicos de eficácia e segurança do produto original, por meio da confirmação de equivalência farmacêutica (in vitro) e bioequivalência (in vivo). Pelo fato de o uso dos medicamentos genéricos ter aumentando consideravelmente nos últimos anos, surgiram muitas dúvidas em relação a esse tipo de medicamento e, também, há certo receio sobre o nível de conhecimento dos profissionais farmacêuticos sobre a lei que regulamenta a sua criação (lei n° 9.787 de 10 de fevereiro de 1999). Devido a esses questionamentos, o objetivo deste trabalho foi o de tentar verificar, através de um questionário semi estruturado, qual o nível de conhecimento dos farmacêuticos que atuam em drogarias, sobre a lei que regulamenta esse uso e sobre a aplicação da mesma em nossa sociedade. Conclui-se, portanto, que o nível de conhecimento dos farmacêuticos pesquisados está muito aquém do ideal, pois a maioria dos profissionais estão pré-dispostos a dispensar os medicamentos genéricos pelo lucro que ele gera e não pelo benefício social que o mesmo pode agregar ao paciente-consumidor.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-02

Como Citar

FRANCO NETO, L. P., RODRIGUES, M. S. O. S. ., & NUNES, R. F. . (2020). PESQUISA SOBRE O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS FARMACÊUTICOS ACERCA DA APLICAÇÃO DA “LEI DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS” EM DROGARIAS NA CIDADE DE MINEIROS – GO, NO ANO DE 2015 . EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 3(1). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/37

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)