DESAFIO NO TRATAMENTO DE MOLAR PERMANENTE IMPACTADO: RELATO DE CASO

Autores

  • Bruna Fátima de Paiva FLORIANO Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros, GO, Brasil.
  • Klayton Oliveira ANDRADE Acadêmico do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros, GO, Brasil.
  • Carla Oliveira FAVRETTO Doutora em Ciência Odontológica – Saúde Bucal da Criança Faculdade de Odontologia de Araçatuba – SP, UNESP. Coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich Eireli – FAMP, Mineiros – GO, Brasil.
  • Grace Kelly Martins CARNEIRO Mestre em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic / SP, Especialista em Ortodontia pela EAP / Goiás, Especialista em Endodontia pela APCD / SP. Docente do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich Eireli - FAMP, Mineiros – GO, Brasil

Palavras-chave:

Dente Impactado., Cirurgia Bucal., Diagnóstico.

Resumo

Impactação refere-se à falha de um dente surgir na arcada dentária devido à falta de espaço ou pela presença de uma barreira em seu caminho de erupção. A impactação de um primeiro molar permanente é rara e geralmente ocorre no arco mandibular. O objetivo deste estudo foi relatar um caso clínico de tracionamento unilateral do primeiro molar permanente na região mandibular. O presente trabalho apresenta um caso clínico de uma paciente do sexo feminino, 11 anos de idade, diagnosticada com o primeiro molar inferior direito permanente impactado. O tracionamento ortodôntico do dente impactado foi realizado com acesso cirúrgico, instalando botões ortodônticos de colagem na face vestibular e lingual do molar, tracionando com uso de fio de amarrilho e elástico em corrente adaptado nos ganchos do aparelho arco lingual modificado, permitindo assim, a ancoragem para tracionamento desse dente. A utilização de aparelhos ortodônticos para tração de dentes impactados apresentam muitos relatos de sucesso na literatura, desde que diagnosticados precocemente e com raízes favoráveis ao tracionamento.  Caso não haja sucesso, a recomendação é pela substituição protética ou a restauração oclusal quando possível.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-12

Como Citar

FLORIANO, B. F. de P. ., ANDRADE, K. O. ., FAVRETTO, C. O. ., & CARNEIRO, G. K. M. . (2020). DESAFIO NO TRATAMENTO DE MOLAR PERMANENTE IMPACTADO: RELATO DE CASO. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 8(2). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/130

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)