OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADA AO USO DOS BISFOSFONATOS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Carolina Maciel MORAES Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros, GO, Brasil.
  • Daniela Cristina de OLIVEIRA Cirurgiã dentista. Doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Docente da FAMP- Faculdade Morgana Potrich, Mineiros-GO, Brasil..
  • Carla Oliveira FAVRETTO Cirurgiã dentista. Doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Docente da FAMP- Faculdade Morgana Potrich, Mineiros-GO, Brasil..

Palavras-chave:

Osteonecrose;, Maxilares;, Bisfosfonatos.

Resumo

A osteonecrose dos maxilares é uma complicação associada ao uso prolongado dos medicamentos de bisfosfonatos, denosumabe (antirreabsortivo) e ao uso do medicamento antiangiogênico bevacizumabe. Estes são utilizados para doenças metabólicas e oncológicas, a fim de diminuir a ação reabsortiva dos osteoclastos e induzir à deposição pelos osteoblastos. O objetivo é, através de uma revisão de literatura, levantar as consequências do uso de bisfosfonatos na cavidade oral e a importância da prevenção e tratamento de pacientes que fazem uso desse medicamento. O tempo de uso do medicamento, ou a potência do mesmo, poderá acarretar em formação de um osso demasiadamente duro. Quando o uso dos bisfosfonatos é por via intravenosa, predispõe à osteonecrose. O paciente em uso desses medicamentos, quando submetido a procedimentos mais invasivos odontológicos, como extrações alvéolo-dentárias, aumenta a probabilidade de desenvolvimento da doença. Sendo assim, conclui-se que a melhor conduta quando necessário utilizar os bisfosfonatos é a prevenção, realizando uma adequação do meio bucal antes de fazer o uso da medicação, e periodicamente procurando um cirurgião-dentista a fim de analisar o quadro de saúde bucal, diminuindo as chances da incidência de lesões ósseas.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-12 — Atualizado em 2020-11-12

Versões

Como Citar

MORAES, C. M. ., OLIVEIRA, D. C. de ., & FAVRETTO, C. O. . (2020). OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADA AO USO DOS BISFOSFONATOS: REVISÃO DE LITERATURA. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 8(2). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/129

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>