AVALIAÇÃO DA EXTRUSÃO APICAL DE DEBRIS EM RETRATAMENTOS ENDODÔNTICOS FRENTE A TRÊS SISTEMAS DE INSTRUMENTAÇÃO

Autores

  • WEVERSON DA COSTA GONÇALVES Graduados pela Faculdade Morgana Potrich FAMP, Mineiros - GO, Brasil.
  • SCARLETT DALET ALVES Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia João Prudente; Especialista em Endodontia Pela Faculdade de Odontologia de Anápolis (FOA); Professora das Atividades teóricas, Pré-Clínicas e Clínicas do Curso de Especialização em Endodontia (Instituto Lenza - Goiânia); Professora Coordenadora das atividades dos Seminários Clínicos do Curso de Especialização em Endodontia (Instituto Lenza – Goiânia); Professora das Atividades Teóricas do Curso de Especialização em Endodontia (Instituto Premier – Brasília).
  • MAGALY FÁTIMA DO NASCIMENTO MOREIRA Graduados pela Faculdade Morgana Potrich FAMP, Mineiros - GO, Brasil.
  • SAMUEL LUCAS FERNANDES Cirurgião Dentista, Mestre em Ciências Odontológicas Aplicadas/endodontia - Fernandópolis/SP, Brasil.
  • DANIELA CRISTINA DE OLIVEIRA Cirurgiã Dentista pela Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul – FUNEC, Especialista em Odontopediatria, Mestre em Odontopediatria, Doutora em Ciência Odontológica, área de concentração em Saúde Bucal da Criança e do Adolescente, pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Araçatuba-SP. Professora nas disciplinas de Odontopediatria e Clínicas Integrada Infantil do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich - FAMP, Coordenadora do Curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich – FAMP, Mineiros - GO, Brasil.

Palavras-chave:

Endodontia, Retratamento, Instrumentação

Resumo

Todos os sistemas de instrumentação endodôntica promovem a extrusão apical de detritos, que é uma das principais causas de dor pós-operatória e retardo no reparo periapical e manter a saúde dos tecidos peridentários é de fundamental importância para atingir esse objetivo. Diante da importância do assunto e a ausência de trabalhos na literatura, torna-se pertinente e oportuno a realização da presente pesquisa, que apresenta como finalidade avaliar a eficiência e a extrusão apical de detritos de diferentes técnicas de retratamento endodôntico. Foram selecionados 36 incisivos inferiores extraídos, com um único canal e classificação tipo I de Vertucci. Foram escolhidos dentes sem tratamento endodôntico prévio, com formação apical completa. Alocados em 3 grupos (n = 12) Grupo 1: Movimento Rotatório; Grupo 2: Movimento Reciprocante; Grupo 3: Movimento Adaptive. Pode-se verificar uma maior extrusão apical de debris quando foi utilizado a instrumentação reciprocante, e uma menor extrusão com o Adaptive Motion. Em relação ao tempo gasto para o preparo o movimento reciprocante foi o que gastou maior tempo se diferenciando estatisticamente do grupo com movimento rotatório que consumiu mais tempo que o Adaptive Motion. Conclui-se que diferentes cinemáticas não influem na extrusão apical, todavia a instrumentação empregando a cinemática Adaptive Motion proporcionou o preparo mais rápido.

 

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-06 — Atualizado em 2020-10-06

Versões

Como Citar

GONÇALVES, W. D. C. ., ALVES, S. D. ., MOREIRA, M. F. D. N. ., FERNANDES, S. L. ., & OLIVEIRA, D. C. D. (2020). AVALIAÇÃO DA EXTRUSÃO APICAL DE DEBRIS EM RETRATAMENTOS ENDODÔNTICOS FRENTE A TRÊS SISTEMAS DE INSTRUMENTAÇÃO . EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 7(1). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/109

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>