MANIFESTAÇÕES BUCAIS EM PACIENTE SUBMETIDO À QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA NA REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO – RELATO DE CASO CLÍNICO

Autores

  • Bruna Rodrigues ARANTES Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros, GO, Brasil.
  • Tayná Resende LOIOLA Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros, GO, Brasil.
  • Natália Galvão GARCIA Professora Pós Doutora em Ciências Odontológica do Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), Lavras, MG, Brasil.
  • Carla Oliveira FAVRETTO Professora Doutora em Ciências Odontológicas – Saúde Bucal da Criança da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros, GO, Brasil.

Palavras-chave:

Manifestações Bucais;, Quimioterapia;, Radioterapia.

Resumo

As complicações orais do câncer estão entre as mais devastadoras a curto e longo prazo, por afetarem o ser humano nas suas atividades mais básicas, como na fala e alimentação. O objetivo desse trabalho é relatar um caso clínico, ressaltando as principais manifestações bucais de um paciente portador de câncer de orofaringe submetido à quimioterapia e radioterapia. Paciente do gênero masculino, 48 anos, procurou a clínica da Faculdade Morgana Potrich, após o tratamento oncológico na região de cabeça e pescoço, por ter sido orientado a buscar acompanhamento periódico do cirurgião-dentista. Relatou como queixa principal a dificuldade de engolir e sensação de boca seca, além de apresentar episódios esporádicos de candidíase. No exame clínico foi observada a presença de todos os dentes, alguns com restaurações bem adaptadas e coroas protéticas. No exame físico, as mucosas se apresentavam em condições de normalidade, destacando apenas a característica de boca seca. Durante o acompanhamento, após um ano da finalização do tratamento oncológico, o paciente não apresentou mais casos de mucosite, mas teve recidivas de candidíase, tratadas com nistatina. A queixa principal, xerostomia, foi amenizada com o uso das gomas, contribuindo com a melhor alimentação do paciente e bem-estar. As manifestações bucais decorrentes da quimio e radioterapia afetam a qualidade de vida do paciente, por isto a importância do acompanhamento do cirurgião-dentista antes, durante e após o tratamento do câncer.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-12

Como Citar

ARANTES, B. R. ., LOIOLA, T. R. ., GARCIA, N. G. ., & FAVRETTO, C. O. (2020). MANIFESTAÇÕES BUCAIS EM PACIENTE SUBMETIDO À QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA NA REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO – RELATO DE CASO CLÍNICO. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 8(2). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/127