PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA, EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE GOIANO

Autores

  • KARLA DUTRA COSTA Universidade Federal de Goiás – UFG, Acadêmica no Curso de Enfermagem e Mestranda em Ciências Aplicadas a Saúde - Jataí/GO, Brasil.
  • YOLANDA RUFINA CONDORIMAY TACSIY Docente na Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí – UFG, Jataí/ GO, Brasil.

Palavras-chave:

Violência, crianças, profissionais de saúde

Resumo

A violência contra a criança é vista pelos profissionais de saúde como uma situação complexa, na realização de seu atendimento, diagnóstico e tratamento. O objetivo é analisar as percepções dos profissionais de saúde em relação à criança vítima de violência. A pesquisa realizada no hospital Centro Municipal de Saúde Dr. Serafim de Carvalho, com oito profissionais entre médicos e enfermeiros. Os dados coletados foram analisados de acordo com[13, 12]. Dentre os resultados deste estudo, utilizaram dados publicados no Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, sobre a violência em crianças. Os profissionais ressaltaram dificuldades e necessidade de capacitações sobre o tema. Os tipos de violência identificados contra crianças pelos profissionais em seus atendimentos foram: a negligência, violência física, violência sexual e psicológica. O estudo demonstra que os profissionais tentam, da melhor forma possível, amparar as famílias no reconhecimento da violência, propiciando a escuta, orientações e encaminhamento aos órgãos competentes; apesar de encontrarem dificuldades nesse processo, como o lidar com a violência, envolvendo relações hierárquicas de poder e dominação por parte do agressor; embora seja evidente sua ligação com uso de álcool e outras drogas. Os episódios de violência podem estar “ocultos” no meio intrafamiliar. O estudo evidenciou a importância do trabalho em rede e ações mais efetivas das instituições governamentais e não governamentais.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-06

Como Citar

COSTA, K. D. ., & TACSIY, Y. R. C. . (2020). PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA, EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE GOIANO . EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 7(1). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/106