A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA E DOS RESPONSÁVEIS NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • PEDRO CUSTÓDIO DAMÁSIO SANTOS Faculdade Morgana Potrich – FAMP, Acadêmicos no Curso de Odontologia - Mineiros/ GO, Brasil.
  • MURILLO JORGE DE CARVALHO POHLMANN Faculdade Morgana Potrich – FAMP, Acadêmicos no Curso de Odontologia - Mineiros/ GO, Brasil.
  • MURILO REIS CAMARGO Docente na Faculdade Morgana Potrich – FAMP - Mineiros/ GO, Brasil. E-mail: muriloreis@fampfaculdade.com.br

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Pessoas com necessidades especiais, Higiene bucal

Resumo

Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21, que resulta em alterações nas características físicas, motoras e psicológicas de seus portadores. Essas alterações podem ser um dos motivos que facilitam para que portadores dessa síndrome tenham problemas bucais. Devido às particularidades dos pacientes, como baixo desempenho cognitivo e coordenação motora reduzida, é comum que eles apresentem dificuldades em relação à promoção do cuidado bucal. Essa dificuldade faz com que, muitas das vezes, essas pessoas necessitem de auxílio por parte dos responsáveis e/ou cuidadores; porém nem sempre as pessoas que os ajudam estão preparadas para exercer essa função. Além disso, é comum haver problemas em relação ao cuidado realizado em consultórios odontológicos, em virtude da baixa quantidade de profissionais preparados para atender esses pacientes. Nesse sentido, este estudo aborda, por meio de uma revisão de literatura do tipo narrativa, quais são as especificidades relacionadas ao cuidado bucal em indivíduos com Síndrome de Down, com o intuito de auxiliar tanto os responsáveis e/ou cuidadores quanto os odontólogos, almejando assim melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-06

Como Citar

SANTOS, P. C. D. ., POHLMANN , M. J. D. C. ., & CAMARGO, M. R. . (2020). A IMPORTÂNCIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA E DOS RESPONSÁVEIS NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 7(1). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/101