Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação no Ensino Superior em Direito – FAMP Faculdade.

Autores

  • ROMULO RENATO CRUZ SANTANA FACULDADE MORGANA POTRICH
  • Adelma Cláudia Rizzi
  • João Lucas Bueno Dale Vedove
  • Natália Carvalho Denocló
  • Virgílio Norberto de Jesus Neto

Resumo

Este estudo explora a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino superior, especificamente no campo do Direito, como uma resposta à transição de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento. O objetivo principal é analisar a implementação e os impactos das TICs nas metodologias de ensino e no desenvolvimento de habilidades dos alunos em três instituições: UNA, UFJ e FAMP. Uma análise documental de matrizes curriculares e projetos pedagógicos foi empregada para identificar as principais TICs utilizadas e avaliar sua influência na produtividade do ensino e no engajamento dos alunos. As descobertas indicam que a incorporação de TICs melhora significativamente a dinâmica de aprendizagem, promove a inclusão digital e equipa os profissionais jurídicos para uma força de trabalho digitalizada. Isso ressalta a necessidade de práticas educacionais se adaptarem aos avanços tecnológicos contemporâneos. O estudo destaca que promover a inclusão digital é um desafio multifacetado que requer colaboração entre várias partes interessadas, incluindo governos e empresas de tecnologia. Os governos são instados a investir em infraestrutura tecnológica, fornecer acesso gratuito à Internet e desenvolver programas de treinamento, enquanto as empresas de tecnologia devem se concentrar na criação de produtos e soluções acessíveis para instituições educacionais. Além disso, a inclusão digital transcende o mero acesso à tecnologia; abrange a capacidade de utilizar essas ferramentas de forma crítica e criativa. A integração das TICs na educação jurídica moderniza as práticas pedagógicas, mas enfrenta desafios como resistência à mudança, infraestrutura inadequada e a necessidade de treinamento de professores. A implementação eficaz das TICs pode aprimorar a educação jurídica ao fornecer acesso imediato a atualizações legislativas e facilitar o ensino à distância, preparando assim os alunos para uma profissão jurídica orientada pela tecnologia. A relevância dessa integração é ainda mais enfatizada pela necessidade de futuros advogados dominarem as ferramentas digitais e se adaptarem ao cenário em evolução da prática jurídica. O estudo também examina a incorporação das TICs nos projetos pedagógicos das três instituições, destacando metodologias como aprendizagem ativa e ensino híbrido. Embora avanços no engajamento e flexibilidade dos alunos sejam notados, desafios como resistência entre educadores e acesso desigual à tecnologia persistem. As descobertas defendem o investimento contínuo em infraestrutura digital e treinamento para cultivar uma cultura de inovação na educação jurídica, preparando, em última análise, os graduados para um cenário jurídico orientado pela tecnologia. Esta revisão da literatura serve para informar educadores e formuladores de políticas sobre práticas inovadoras que aumentam o engajamento e o sucesso dos alunos na era digital.

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Publicado

2025-09-22

Como Citar

CRUZ SANTANA, R. R., Rizzi, A. C., Bueno Dale Vedove, J. L. ., Carvalho Denocló, N. ., & de Jesus Neto, V. N. . (2025). Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação no Ensino Superior em Direito – FAMP Faculdade. EVISTA ORTIORI, 4(1). ecuperado de https://revistas.famp.edu.br/revistaafortiori/article/view/901

Edição

Seção

Relato de Experiência