COMPARAÇÃO DO PERFIL PSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO MOTOR TÍPICO E ATÍPICO EM IDADE ENTRE 4 A 12 ANOS ATRAVÉS DA BATERIA DE VÍTOR DA FONSECA
Palavras-chave:
síndrome de Down, desenvolvimento motor típico, psicomotricidade, bateria Vítor da Fonseca e perfil psicomotorResumo
A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par21, os indivíduos que possuem essa síndrome são considerados desenvolvimento motor atípico. A sequência do desenvolvimento da criança com síndrome de Down é bastante semelhante ao de crianças com desenvolvimento motor típico, porém em um ritmo mais lento. Os distúrbios associados à síndrome de Down podem interferir na qualidade do desempenho motor dessas crianças, com destaque para a hipotonia e comprometimento intelectual comum a todas as crianças portadoras da síndrome, tornando-as vulneráveis ao aprendizado. O presente estudo tem por objetivo avaliar, comparar e classificar o perfil psicomotor de crianças em idade escolar e portadoras da síndrome de Down, em apráxico, dispráxico, eupráxico e hiperpráxico. Participaram deste estudo 5 crianças com o desenvolvimento motor típico e 5 crianças portadoras da síndrome de Down com idade variando entre 4 a 12 anos. Como instrumento de avaliação do desempenho motor das referidas crianças foi utilizado a Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca (1995). Os resultados mostraram que as crianças portadoras da síndrome de Down apresentaram diferença estatística no perfil psicomotor, sendo a maioria delas classificadas com o perfil dispráxico, já as crianças com desenvolvimento motor típico apresentaram perfil eupráxico. Pôde-se constatar um atraso do desenvolvimento motor das crianças portadoras de Down, o que não as impedem de passar pelas mesmas fases do desenvolvimento motor típico. Conclui-se que as crianças portadoras da síndrome de Down irão passar pelas mesmas fases do desenvolvimento motor que as crianças típicas, entretanto com atraso neuropsicomotor de aproximadamente dois anos de acordo com perfil psicomotor encontrado.