INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA NO PERFIL PSICOMOTOR EM CRIANÇAS DE 6 A 8 ANOS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE MINEIROS-GO
Palavras-chave:
Desenvolvimento motor, escolas, atividades complementaresResumo
O desenvolvimento motor, cujo processo se inicia na concepção e continua ao longo da vida, caracteriza-se por mudanças complexas e interligadas, das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos sistemas orgânicos. O estilo de vida é encontrado no processo do desenvolvimento da criança, englobando atividades cotidianas, hábitos alimentares e rotina de vida da família, que pode contribuir de forma positiva ou negativa. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do estilo de vida e o desempenho psicomotor das crianças na faixa etária de 6 a 8 anos de idade, que estejam matriculadas em escola pública e privada, na cidade de Mineiros –GO. Participaram do estudo 60 crianças, sendo 30 de escola pública e 30 de escola privada, de 6 a 8 anos de idade. O instrumento utilizado para avaliar praxia global, fina e lateralidade foi a Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca (1995). Para avaliar a influência do perfil psicomotor foi elaborado e aplicado um questionário adaptado com questões objetivas sobre atividades complementares desempenhadas dentro e fora da escola. Os resultados encontrados revelam que 90% das crianças apresentaram perfil eupráxico e 10% perfil hiperpráxico. Na questão estilo de vida verificou-se que as atividades complementares jogar bola de gude, levar lanche de casa e jogos individuais influenciaram o desenvolvimento psicomotor das crianças. Também foram apresentados resultados satisfatórios na atividade praticar esporte para as crianças de escola pública. Portanto observou-se que o estilo de vida que as crianças levam pode influenciar de maneira positiva no desenvolvimento motor.
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2020-09-30 (2)
- 2020-09-30 (1)