INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA FRENTE À ANSIEDADE INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Sheila Rocha Fialhe Faculdade Morgana Potrich - FAMP, Mineiros-GO, Brasil.
  • Karen Lúcia Abreu Rodrigues Faculdade Morgana Potrich - FAMP

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v15i2.689

Palavras-chave:

Ansiedade Infantil, Psicologia, Desenvolvimento Escolar, Educação

Resumo

A ansiedade infantil é uma condição emocional caracterizada por medo e preocupação excessiva, o que pode acarretar repercussões significativas no âmbito escolar e social. Tem sido notada no ambiente escolar com mais frequência, pois este é um local em que as crianças são expostas a desafios educacionais, sociais e emocionais. Diante dessa realidade, a atuação do psicólogo tem se mostrado fundamental para identificar e tratar essa condição. Este artigo científico tem como objetivo levantar os principais fatores desencadeadores da ansiedade em crianças e apontar como a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para prevenir ou enfrentar os sintomas apresentados no âmbito escolar, com suas estratégias de enfrentamento. A partir desta revisão bibliográfica, procurou-se demonstrar como a atuação multiprofissional no ambiente escolar pode promover melhor qualidade de vida e ensino às crianças afetadas negativamente pela ansiedade. Diante disso, a compreensão e intervenção da psicologia escolar e educacional são fundamentais, na percepção de alterações comportamentais significativas e no reconhecimento de mudanças durante a formação psicossocial do aluno. Considerando que este e os demais profissionais da instituição escolar permanecem grande parte do tempo no ambiente escolar. Conclui-se, dessa forma, que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para prevenir e enfrentar a ansiedade patológica infantil, na melhora da qualidade de vida e o desempenho escolar das crianças, assim como oferecer um melhor entendimento à equipe técnica dentro da escola, por meio de intervenções psicológicas e no desenvolvimento de habilidades para lidar melhor com as demandas do ambiente escolar.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Rocha Fialhe, S. ., & Abreu Rodrigues, K. L. (2023). INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA FRENTE À ANSIEDADE INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 15(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v15i2.689