APLICAÇÃO DO INVENTÁRIO DE AVALIAÇÃO PEDIÁTRICA DE DISFUNÇÃO (PEDI) EM CRIANÇAS PORTADORAS DE PARALISIA CEREBRAL

Autores

  • DAIANA SGANZELLA FERNANDES
  • AYESA DE BRITO CABRAL

Palavras-chave:

Paralisia Cerebral, Habilidade Funcional, Pediatric Evalution of Disability Inventory

Resumo

A paralisia cerebral é considerada um conjunto de desordens posturais e do movimento que causam limitações funcionais, podendo ser atribuída a distúrbios não progressivos, porém mutáveis, decorrentes de lesão do cérebro imaturo. Objetivos: classificar o desempenho funcional de crianças portadoras de paralisia cerebral através da escala PEDI, analisando: o desempenho funcional nas atividades de vida diária da criança e se o fator idade interfere na aquisição de habilidade funcional. Metodologia: pesquisa analítica de corte transversal, realizada com 4 crianças e família ou cuidadores, variando entre as idades de 25, 72, 78 e 89 meses, portadores de paralisia cerebral, selecionadas de forma não aleatória na cidade de Mineiros/GO e Jataí/GO por meio da avaliação pediátrica PEDI. Resultados: constatou-se a partir do inventário PEDI, que o desempenho funcional nas atividades de vida diária entre as idades mostrou que o sujeito de 25 meses obteve melhor resultado na área de autocuidado se comparado aos outros sujeitos, sugerindo que a estimulação precoce visa possibilitar o desenvolvimento neuropsicomotor e desenvolver o potencial funcional de cada indivíduo. Conclusão: os resultados apontados no presente estudo fornecem subsídios para discutir que a intervenção precoce pode ser eficaz na potencialização do desenvolvimento psicomotor em crianças com este tipo de atraso. As variabilidades de resultados apresentados pelos sujeitos indicam a necessidade de aplicar o PEDI para orientar a prática fisioterapêutica a desenvolver as potencialidades funcionais de cada criança, em suas particularidades.

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Publicado

2020-09-30 — Atualizado em 2020-09-30

Versões

Como Citar

FERNANDES , D. S. ., & CABRAL, A. D. B. . (2020). APLICAÇÃO DO INVENTÁRIO DE AVALIAÇÃO PEDIÁTRICA DE DISFUNÇÃO (PEDI) EM CRIANÇAS PORTADORAS DE PARALISIA CEREBRAL . EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 1(1). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/6