BENEFÍCIOS DO PARTO NORMAL

Autores

  • Brenda Cristina Nunes de Araújo Acadêmicas do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-Goiás, Brasil.
  • Eloísa Vilela Filgueiras Acadêmicas do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-Goiás, Brasil.
  • Fernanda Weber Acadêmicas do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-Goiás, Brasil.
  • Mikaella Freitas Carrijo Acadêmicas do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-Goiás, Brasil.
  • Aline Macedo La Ruina Doering Professoras Especialistas no curso de medicina, Faculdade Morgana Potrich – Mineiros/GO.
  • Ana Cecília Ferreira Monteiro Professoras Especialistas no curso de medicina, Faculdade Morgana Potrich – Mineiros/GO.
  • Camila Lopes de Oliveira Professor(a) no curso de Medicina, Faculdade Morgana Potrich (FAMP)– Mineiros/GO.
  • Raquel Rocha Machado Professor(a) no curso de Medicina, Faculdade Morgana Potrich (FAMP)– Mineiros/GO.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.415

Palavras-chave:

Palavras-chave: parto normal, benefícios, assistência pré-natal.

Resumo

Introdução: O parto normal é o processo fisiológico final da gravidez em que o corpo feminino é preparado desde o início, através de todas as modificações físicas e emocionais que acontecem no organismo materno. Por ser uma via de parto natural e fisiológica tem sua preferência, com comprovação científica, para a maioria dos nascimentos, e apresenta inúmeros benefícios, tanto para a mulher quanto para o bebê. O Brasil ainda é um país com altas taxas de cesarianas no mundo, principalmente na saúde suplementar e, portanto, é necessário incentivar às gestantes para tal via, informado os inúmeros benefícios que esta via de parto pode oferecer ao binômio mãe-bebê. A compreensão e auxílio dos profissionais da área da saúde é de essencial importância, já que estes atuam na prevenção e promoção da saúde. Objetivo: O trabalho tem por objetivo expor os benefícios do parto normal, sendo importante informar aos meios acadêmicos e científicos, assim como incentivar os profissionais de saúde, que por sua vez incentivarão gestantes durante o pré-natal. Metodologia: É uma pesquisa de caráter exploratório e bibliográfica, que teve como base investigativa três artigos entre os anos 2016 e 2018. Desenvolvimento: As longas horas de trabalho de parto e a intensa produção de ocitocina facilitam a lactação, o que por sua vez, estimulam a involução uterina, diminuindo as chances de hemorragias e hematomas, além de proporcionarem uma rápida recuperação para a mulher, que tem nos braços um bebê vulnerável e que demandará cuidados. O incentivo ao empoderamento feminino aumenta a autoestima da nova mãe e a facilidade com que esta mulher tem para o primeiro contato com o bebê, logo após o parto, ativa com maior facilidade o vínculo positivo entre mãe e filho. Quanto aos benefícios do neonato, se destaca uma adaptação superior na respiração e na estabilização cardíaca, além de serem bebês menos propensos a desenvolverem alergias dos mais diversos tipos, bem como asma, devido ao contato deste com a flora bacteriana vaginal da mãe, se colonizando desde o nascimento. Há ainda menores chances de infecção para ambos. Revela-se, portanto, a importância das gestantes receberem informações e orientações sobre os benefícios do parto normal durante as consultas de pré-natal. Conclusão: Sem sombra de dúvidas o parto normal ainda é a via de parto mais segura e que apresenta mais benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê. Cabe ao profissional de saúde trazer informações de seus benefícios às gestantes, ainda durante o pré-natal, para que se sintam seguras quanto a esta via de parto. 

Referências

Guedes GW, Sousa MNA de, Lima TNF de A, Lima MNF de A, Davim RMB, Costa TS. Conhecimentos de gestantes quanto aos benefícios do parto normal na consulta pré-natal. Rev enferm UFPE line [Internet]. 2016;10(10):3860–7. Disponível em: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewFile/10107/pdf_11264

Cardoso Gazineu R, Rocha de Almeida Amorim K, Torres da Paz C, Calfa Vieira Gramacho R de C. Benefícios do parto normal para a qualidade de vida do binômio mãe-filho. Textura. 2019;12(20):121–9.

Ribeiro JF et al. Contribuição do pre-natal para o parto normal na concepção do enferemeiro da estrategia saude da familia. Rev Interdiscip. 2016;9(1):161–70.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Araújo, B. C. N. de ., Filgueiras, E. V. ., Weber, F., Carrijo, M. F. ., Doering, A. M. L. R., Monteiro, A. C. F. ., Oliveira, C. L. de ., & Machado, R. R. . (2022). BENEFÍCIOS DO PARTO NORMAL. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 12(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.415

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)