TRABALHO VOLUNTÁRIO DE ESTUDANTE DE MEDICINA NA AMAZÔNIA LEGAL: RELATO DE ATIVIDADE EXTRACURRICULAR MULTIDISCIPLINAR DE GRANDE INFLUÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO CIDADÃ DE FUTURO MÉDICO EM SUA MISSÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.401Palavras-chave:
Formação médica, Voluntariado, Atividade extracurricularResumo
Durante a graduação de Medicina, ser um voluntário é colaborar diretamente com as pessoas mais necessitadas, promovendo envolvimento, humanização, ações de generosidade e práticas que beneficiem o outro. Neste relato, os objetivos foram descrever os benefícios das atividades extracurriculares; motivar os acadêmicos; conscientizar os estudantes da relevância da construção do currículo durante a graduação e conhecer a população atendida afim de orientá-los sobre os cuidados pessoais e alimentares. Trata-se de um trabalho descritivo por meio de um relato de experiência de uma acadêmica do Curso de Medicina, Faculdade Morgana Potrich – FAMP, em uma missão nas comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas em janeiro de 2019. Experiência como essa realizada, aproximam o acadêmico de medicina da comunidade e da atenção básica indiscriminadamente. Além de criar um vínculo maior quando o trabalho é multiprofissional, sendo importante na construção de valores pois vivencia-se os hábitos dos moradores e o modo de viver daquela região.
Referências
- Nogueira-Martins MCF, Bersusa, AAS, Siqueira, SR. Humanization and volunteering: a qualitative study in public hospitals. Rev Saúde Pública. 2010;44(5):942-9.
- Chehuen Neto AJ et al. Currículo paralelo na graduação médica na perspectiva dos estudantes. Rev Med Minas Gerais. 2013;23(4):467-78.
- Caldana ACF, Souza LB, Camiloto CM. Sentidos das ações voluntárias: desafios e limites para a organização do trabalho. Psicol Soc (Belo Horizonte). 2012;24(1):170-7. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822012000100019
- Oliveira LDS, Pinto SRR. A Importância do Trabalho Voluntário no Desenvolvimento de Competências do Estudante. Relatório do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Administração; 2010. Disponível em: https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibic/relatorio_resumo2010/relatorios/ccs/adm/ADM-Lidiane%20Duarte%20Silva%20de%20Oliveira.pdf. Acessado em: 06 jun. 2019.
- Mota RA, Martins CGM, Veras RM. Papel dos profissionais de saúde na política de humanização hospitalar. Psicol Estud (Maringá). 2006;11(2):323-30. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000200011
- IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do censo demográfico de 2010. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=10&uf=00. Acessado em: 02 jun. 2019.
- Monteiro S, Gonçalves E, Pereira A. Estudo das motivações para o voluntariado numa amostra de voluntários hospitalares em contexto oncológico: Relação com bem-estar psicológico e qualidade de vida. Psychol Commun Health. 2012;1(2):201-11. DOI: https://doi.org/10.23668/psycharchives.2231
- Projeto Salva-Vidas. Salva-Vidas Amazônia. Missões Noroeste. Sobre nós: Quem somos? Disponível em: http://www.salvavidasamazonia.org/sobre_nos/. Acessado em: 05 jun. 2019.
- Brehmer LCF, Ramos FRS. Integração ensino-serviço: implicações e papéis em vivências de cursos de Graduação em Enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):118-24. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000100015.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.