UTILIZAÇÃO DE MOLA HELICOIDAL NA DENTIÇÃO MISTA PARA RECUPERAÇÃO DE ESPAÇO POSTERIOR: RELATO DE CASO

Autores

  • Rebeca Jeremias de FREITAS Cirurgiã Dentista, pela Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul – FUNEC, Especialista em Ortodontia pela EAP / Goiás, Especialista em Endodontia pela APCD – SP. Mestre em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic – SP, Docente do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich Eireli - FAMP, Mineiros – GO, Brasil.
  • Marcelo Costa Rodrigues Médico Veterinário, pela Universidade Federal de Lavras- UFLA, Mestre em Nutrição Animal – Universidade Federal de Jatai – UFJ – Jataí /Go.
  • GRACE Kelly MARTINS CARNEIRO Cirurgiã Dentista, pela Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul – FUNEC, Especialista em Ortodontia pela EAP / Goiás, Especialista em Endodontia pela APCD – SP. Mestre em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic – SP, Docente do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich Eireli - FAMP, Mineiros – GO, Brasil.
  • Daniela Cristina de OLIVEIRA Cirurgiã Dentista, pela Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul – FUNEC, Especialista em Odontopediatria, Mestre em Odontopediatria, Doutora em Ciência Odontológica, área de concentração em Saúde Bucal da Criança e do Adolescente, pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Araçatuba – SP. Professora nas disciplinas de Odontopediatria e Clínica Integrada Infantil do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Diretora acadêmica da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v11i1.307

Palavras-chave:

Aparelhos Ativadores; Cárie Dentária; Odontopediatria.

Resumo

 

O objetivo do trabalho proposto é relatar caso clínico da perda de espaço precoce dentária em decorrência de lesão de cárie na dentição decídua, recuperando o espaço perdido com o uso do aparelho ortodôntico recuperador de espaço mola digital, colocando em prática a importância da ortodontia interceptativa. Paciente do sexo masculino, aos sete anos de idade, procurou a policlínica da faculdade FAMP, apresentando como queixa principal, dor no dente 75. Ao exame clínico foi observado lesão de cárie extensa, e o tratamento proposto foi a exodontia do dente em questão. Após o procedimento não houve retorno do paciente para continuação do tratamento. Após um ano da exodontia, paciente retornou para consulta de rotina e observou -se início da inclinação dentaria para o espaço edêntulo. Os responsáveis foram orientados quanto a importância do uso de um aparelho removível com mola helicoidal de conquista de espaço, devido a capacidade de proporcionar angulação do primeiro molar permanente para distal. Conclui-se que, o aparelho com mola helicoidal de conquista de espaço obteve um excelente resultado onde ocorreu a distalização do primeiro molar permanente inferior do lado esquerdo e o alinhamento os incisivos inferiores, contribuindo para uma boa oclusão do paciente recuperando o espaço perdido.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-23

Como Citar

FREITAS, R. J. de ., Rodrigues, M. C., MARTINS CARNEIRO, G. K. ., & OLIVEIRA, D. C. de . (2022). UTILIZAÇÃO DE MOLA HELICOIDAL NA DENTIÇÃO MISTA PARA RECUPERAÇÃO DE ESPAÇO POSTERIOR: RELATO DE CASO. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 11(1). https://doi.org/10.53740/rsm.v11i1.307

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2