INTERVENÇÕES DA PSICOLOGIA FRENTE À ANSIEDADE INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v15i2.689Palavras-chave:
Ansiedade Infantil, Psicologia, Desenvolvimento Escolar, EducaçãoResumo
A ansiedade infantil é uma condição emocional caracterizada por medo e preocupação excessiva, o que pode acarretar repercussões significativas no âmbito escolar e social. Tem sido notada no ambiente escolar com mais frequência, pois este é um local em que as crianças são expostas a desafios educacionais, sociais e emocionais. Diante dessa realidade, a atuação do psicólogo tem se mostrado fundamental para identificar e tratar essa condição. Este artigo científico tem como objetivo levantar os principais fatores desencadeadores da ansiedade em crianças e apontar como a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para prevenir ou enfrentar os sintomas apresentados no âmbito escolar, com suas estratégias de enfrentamento. A partir desta revisão bibliográfica, procurou-se demonstrar como a atuação multiprofissional no ambiente escolar pode promover melhor qualidade de vida e ensino às crianças afetadas negativamente pela ansiedade. Diante disso, a compreensão e intervenção da psicologia escolar e educacional são fundamentais, na percepção de alterações comportamentais significativas e no reconhecimento de mudanças durante a formação psicossocial do aluno. Considerando que este e os demais profissionais da instituição escolar permanecem grande parte do tempo no ambiente escolar. Conclui-se, dessa forma, que a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para prevenir e enfrentar a ansiedade patológica infantil, na melhora da qualidade de vida e o desempenho escolar das crianças, assim como oferecer um melhor entendimento à equipe técnica dentro da escola, por meio de intervenções psicológicas e no desenvolvimento de habilidades para lidar melhor com as demandas do ambiente escolar.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.