A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACEUTICA E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA A POPULAÇÃO NO COMBATE À COVID-19

Autores

  • Vinícius De Souza Rezende Acadêmico do curso de farmácia da faculdade Morgana Potrich – FAMP, Mineiros – GO, Brasil
  • Flávia Fernanda Alves da Silva Resende Docente do curso de Farmácia, na Faculdade Morgana Potrich (FAMP), na cidade de Mineiros, Goiás, Brasil.
  • Ricardo Ferreira Nunes FAMP

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v14i1.575

Palavras-chave:

covid;, transmissão, atenção farmacêutica

Resumo

Introdução: O vírus da covid-19 gerou uma pandemia que afetou todo o planeta e o esquema de planejamento socioeconômico, em razão de sua alta transmissibilidade e letalidade. Devido a isso, foram desenvolvidas pesquisas para o entendimento patológico e transmissivo do vírus Sars-Cov-2, visando também ao controle de sua transmissão direta ou indiretamente, buscando orientar pacientes corretamente no combate à pandemia. Pode-se destacar o papel do farmacêutico devido à sua extensa rede de atuação, representando muitas vezes a primeira área de contato da saúde de muitas pessoas. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a relevância da valorização do profissional farmacêutico frente à pandemia da COVID-19. Metodologia: Foram utilizados artigos científicos retirados das plataformas Lilacs (BIREME - Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde); Scielo (Scientific Eletronic Library Online); Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), e Google Acadêmico, utilizando as palavras “assistência farmacêutica”, “covid-19”, “coronavírus” e “antiviral” como descritores. Conclusão: conclui-se que medidas mitigatórias no combate à pandemia, como o distanciamento social e a vacinação, têm um efeito positivo no controle da Covid, juntamente com o aproveitamento do profissional farmacêutico na atuação do combate à pandemia, que foi de grande importância para o direcionamento e a orientação de pacientes.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Rezende, V. D. S. ., Resende, F. F. A. da S. ., & Ferreira Nunes, R. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACEUTICA E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA A POPULAÇÃO NO COMBATE À COVID-19. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 14(1). https://doi.org/10.53740/rsm.v14i1.575

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)