SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES EM CONTEXTO ACADÊMICO: SOB A PERSPECTIVA MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.381Palavras-chave:
COVID-19; Saúde Mental; Estresse; Mudanças Sócio Históricas; Estudante Universitário.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo o levantamento de dados sobre as consequências na saúde mental dos estudantes em contexto acadêmico fazendo relação com fatores associados aos impactos sociais que foram instalados com a pandemia mundial da COVID-19 iniciada em março de 2020 no Brasil, e como isso tem afetado os estudantes envolvidos no âmbito acadêmico. É notório que o cenário atual traz consigo diversos efeitos que influenciam negativamente o bem-estar biopsicossocial do ser humano, logo se faz necessário um olhar direcionado e cuidadoso sobre esse fenômeno e como ele afeta significativamente a saúde mental de todos que sofrem diretamente com os efeitos causados pela pandemia. Para isso, foi realizada uma análise dos fatores estressores, por meio de uma pesquisa prática, que teve por base um questionário enviado via e-mail por meio da plataforma do Google Forms aos acadêmicos dos diversos cursos da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), no município de Mineiros-Goiás. O método amostral definido foi o qualitativo/quantitativo, com a finalidade de mensurar os efeitos da pandemia em acadêmicos e as consequências na saúde mental deles, sob a análise do método materialista histórico-dialético, após esta coleta de dados, os mesmos foram tabulados e analisados conforme resultados mensurados na análise. Verificou-se que a pandemia afetou na saúde mental de diversos acadêmicos, tendo por consequências, estresses, ansiedade e perda de interesse acadêmico, alguns acadêmicos mostraram-se mais afetados com a pandemia, e isto pode-se observar o quão o contexto atual da pandemia trouxe sérias consequências na saúde mental acadêmica.
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