AVALIAÇÃO DO PODER DE DESINFECÇÃO DE CANAIS RADICULARES CONTAMINADOS POR ENTEROCOCCUS FAECALIS PREPARADOS COM UM SISTEMA RECIPROCANTE SEGUIDO DA IRRIGAÇÃO COM HIPOCLORITO DE SÓDIO OU CLOREXIDINA.

Autores

  • ANA CRISTINA TOSTA FARIA COSTA
  • LUCIENI CRISTINA TROVATI MORETI
  • NILTON BOER
  • FABIANA FURTADO FREITAS
  • SAMUEL LUCAS FERNANDES

Palavras-chave:

Endodontia, Irrigantes, Instrumentos Reciprocantes

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar a efetividade do preparo biomecânico do canal radicular utilizando um instrumento único associado à irrigação com hipoclorito de sódio 5,25% (NaOCl) ou Clorexidina 2%, na eliminação do Enterococcus faecalis ATCC 29212. Para o estudo foram utilizados 60 pré-molares inferiores humanos unirradiculados. Os dentes foram aleatoriamente divididos em 4 grupos (15): G1 (controle negativo, sem inóculo e tratamento); G2 (Clorexidina 2,0%); G3 (NaOCl 5,2%); G4 (Controle positivo, com inóculo e sem instrumentação), os dentes foram infectados com Enterococcus Faecalis por 7 dias. Foram realizadas coletas intracanal com cones de papel estéreis antes e após a execução dos protocolos de tratamento, sendo constatado o crescimento em todos os espécimes, exceto em G1. Após o emprego dos protocolos do preparo biomecânico, observou-se uma redução na contagem de Unidades formadoras de colônia (UFC), em relação ao grupo controle positivo, apresentando diferença significativa entre as duas soluções testadas (p<0,05). A maior eficácia na redução das células bacterianas ocorreu no grupo NaOCl 5,2%, apresentando média de 3.7 x 102 UFC, proporcionando uma redução significativa (p<0,05) em relação do grupo da clorexidina 2%, 1.27 x 103 UFC, apresentou uma redução significativa em relação ao grupo controle positivo 1.46 x 106 UFC. A partir desse estudo pode-se inferir que os protocolos de instrumentação utilizados foram eficientes na redução bactéria do interior do canal, mas não o suficiente para a erradicação em todos os casos.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-02

Como Citar

COSTA, A. C. T. F. ., MORETI, L. C. T. ., BOER, N. ., FREITAS, F. F. ., & FERNANDES, S. L. . (2020). AVALIAÇÃO DO PODER DE DESINFECÇÃO DE CANAIS RADICULARES CONTAMINADOS POR ENTEROCOCCUS FAECALIS PREPARADOS COM UM SISTEMA RECIPROCANTE SEGUIDO DA IRRIGAÇÃO COM HIPOCLORITO DE SÓDIO OU CLOREXIDINA. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 3(1). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)