O Acesso da Pessoa Idosa à Educação
Resumo
O presente estudo trata de uma importante e atual questão: o envelhecimento social e a necessidade de adequação social e estatal para que haja o acesso das pessoas idosas à educação. Os núcleos de ensino são sucateados quando do atendimento aos idosos, que muitas vezes são deixados de lado por falta de políticas públicas efetivas para a inclusão das pessoas idosas na sociedade acadêmica. O objetivo central é demonstrar as principais legislações existentes quanto do direito do idoso à educação e outros direitos fundamentais e, desta forma, buscar evidenciar qual a falha do direito nacional quanto da efetivação normativa. A pesquisa foi baseada em um estudo de análise qualitativa, que buscou evidências, além da própria legislação e de instrumentos como o Estatuto do Idoso e a Constituição Federal, em pesquisas quantitativas realizadas com idosos acerca do conhecimento prático e teórico de seus direitos. Restou demonstrada a falta de divulgação e de uma ampliação de conhecimento não apenas entre o público alvo da legislação, mas também para a sociedade como um todo. Afinal, as questões socioculturais têm grande peso na problemática.