HIPERTRIGLICERIDEMIA GRAVE POR TOCILIZUMABE NO TRATAMENTO DA COVID-19: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v15i2.662Palavras-chave:
Hipertrigliceridemia, COVID-19, Pancreatite Aguda, Diabetes MellitusResumo
Introdução e objetivo: a doença do coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo SARS-CoV-2, tem sido extensivamente estudada nos últimos anos. O tocilizumabe, um anticorpo monoclonal anti-receptor de interleucina-6, foi recentemente usado para o tratamento de inflamação crônica grave em pacientes com COVID-19. No entanto, há escassez de informações sobre os efeitos colaterais associados ao uso de tocilizumabe em pacientes com COVID-19. Assim, nosso objetivo é apresentar o caso de um paciente com complicações após infecção por COVID-19 que recebeu tratamento com tocilizumabe.
Descrição do caso: paciente jovem, caucasiano, do sexo masculino, com hipertrigliceridemia grave, pancreatite aguda e diabetes mellitus após tratamento com tocilizumabe para COVID-19. Este estudo foi descritivo e observacional, e seus dados foram coletados por meio de anamnese detalhada e avaliação de exames laboratoriais e de imagem realizados após infecção por COVID-19 e internação para tratamento de pancreatite aguda.
Conclusão: Este caso é um lembrete de que uma compreensão mais ampla deste medicamento é fundamental para que os profissionais de saúde possam identificar e tratar seus efeitos colaterais o mais cedo possível.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.