LÍQUEN PLANO AGUDO INFANTIL: RELATO DE CASO

Autores

  • Juan Matias BORGES Acadêmico do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Wellington Junnio Silva GOMES Acadêmico do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Elisa Lopes de Oliveira Faculdade Morgana Potrich
  • Aline de Brito SOYER Esp. em Endocrinologia e Metabologia, docente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Roseane Bertolin de MIRANDA Esp. em Dermatologia, docente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Túlio Jorge FRANCO Esp. em Clínica Médica, docente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros/GO, Brasil.
  • Léa Cristina GOUVEIA Mestra em Nutrição, Residente em Medicina da Família e Comunidade, Especialista em Dermatologia, Docente do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros - Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.388

Palavras-chave:

Líquen Plano. Prurido. Inflamação. Placas.

Resumo

Trata-se de um relato de caso sobre um paciente pediátrico, diagnosticado com Líquen Plano Agudo, após queixar-se de placas eritemato-descamativas, levemente pruriginosas e esparsas por todo tegumento. Sendo assim, foi realizado um estudo observacional do tipo descritivo do caso através de dados obtidos através dos prontuários do participante. O Líquen Plano é uma patologia que afeta diretamente o tecido epitelial e mucosas da cavidade oral, esôfago, laringe, órgãos genitais e tecido conjuntivo. Sua prevalência é de cerca de 0,22-5% da população, sendo as mulheres o sexo mais acometido. Comumente a patologia surge entre adultos que estão entre a 4ª e 7ª décadas de vida, manifestando-se através de pápulas e placas, purpúricas, poligonais, planas, pruriginosas. O diagnóstico da doença é clínico, avaliando as lesões cutâneas típicas, complementando-o com a biópsia da lesão. Além disso, o tratamento é sintomático, utilizando-se da corticoterapia para combater a inflamação e o prurido presente no quadro.

Referências

Ornelas CC, Rodrigues AS. Líquen plano: caso clínico sobre a perspetiva dos cuidados de saúde primários. Rev Port Med Geral Fam. 29 de Abril de 2020;36(2):181-85. Disponível em: https://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/view/12430

Rodrigues R, Rodrigo, Líquen plano oral com manifestações cutâneas: relato de caso com ênfase nos critérios de diagnóstico odontológico. Scielo; 2020. Líquen Plano Oral com manifestações cutâneas: relato de caso com ênfase nos critérios de diagnóstico odontológico; Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpm

Ventura-Abreu, Nestor, Brimonidine-induced unilateral ocular lichen planus: a case report ; 2019 Jun 03. Brimonidine-induced unilateral ocular lichen planus: a case report; Available from: https://www.scielo.br/j/abo/a/tSXbKS8BGxLjhPMsgBWFd9F/?lang=en#

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-30

Como Citar

BORGES, J. M. ., GOMES, W. J. S. ., Lopes de Oliveira, E., SOYER, A. de B. ., MIRANDA, R. B. de ., FRANCO, T. J. ., & GOUVEIA, L. C. . (2022). LÍQUEN PLANO AGUDO INFANTIL: RELATO DE CASO. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 12(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.388

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>