A UTILIZAÇÃO DE LAMINADOS CERÂMICOS EM PACIENTES COM BRUXISMO

Autores

  • Douglas do Carmo MIRANDA Acadêmico do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros, GO, Brasil.
  • Mylena Domicia Cajango de Oliveira SOUZA Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-GO, Brasil.
  • Uriel Paulo Coelho SILVA Professor do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich, (FAMP)Mineiros-GO,Brasil

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.239

Palavras-chave:

Bruxismo, Cerâmica, Estética Dentária

Resumo

O bruxismo é definido como uma atividade parafuncional do aparelho mastigatório, que constitui em ranger os dentes ou apertamento em estado de subconsciência. Mesmo o esmalte dental sendo o tecido mais duro do organismo, ele sofre perdas na sua estrutura mineral de forma irreversível. Essa fricçãopode atingir outros tecidos dentais causando sensibilidade, alterações periodontais, articulares e posturais. O paciente com tal distúrbio deve passar por uma avaliação completa para identificação da causa e sinais resultantes do ato. Em alguns casos é indicado o uso de placas miorrelaxantes, após reabilitação, mais só após uma avaliação detalhada e minuciosa pode se dizer se é indicada ou contraindicada o uso de facetas em porcelana em pacientes bruxistas. Esse trabalho trará informações com base nas obras literárias sobre as reabilitações com laminados cerâmicos em pacientes bruxistas, mostrando suas indicações e contraindicações. O objetivo central é o de apresentar uma revisão de literatura sobre a utilização de laminados cerâmicos em pacientes com bruxismo, buscando expor os pontos clínicos importantes para essa indicação. Concluiu-se que apesar de alguns autores apresentarem contraindicação para instalação dos laminados, outros autores apresentam que os mesmos podem ser indicados seguindo uma correta indicação; inclusive, defendem que seja tratada desde a etimologia do bruxismo.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-08

Como Citar

MIRANDA, D. do C., SOUZA, M. D. C. de O., & SILVA, U. P. C. (2021). A UTILIZAÇÃO DE LAMINADOS CERÂMICOS EM PACIENTES COM BRUXISMO. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 10(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.239